Cursos gratuitos têm mais de 2 mil vagas

Os interessados devem ter entre 20 e 59 anos de idade e estar desempregados

Redação   Publicado em 05/03/2009, às 14h37

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), oferece mais de duas mil oportunidades em cursos gratuitos, na capital, interior e litoral de São Paulo.


As aulas são ministradas nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza, no Senai e no Senac. Os cursos profissionalizam os interessados em funções como assistente administrativo, cozinheiro, eletricista, empregada doméstica, garçom, informática básica, mecânico, operador de telemarketing, pedreiro, pintor e vendedor.

A iniciativa tem o objetivo de preparar o cidadão e capacitá-lo para que esteja apto a ingressar no mercado de trabalho. O método de ensino envolve conteúdos específicos, relacionados à profissão escolhida, e gerais, como português, matemática e cidadania.

São 200 horas de aulas, sendo 80 específicas e 120 gerais, com previsão de início no próximo dia 09. O material didático (apostilas e DVDs) é elaborado pela Fundação Padre Anchieta.

Requisitos

Para fazer parte de um dos grupos de estudos é necessário ter entre 20 e 59 anos de idade e estar desempregado. O nível de escolaridade exigido depende do curso selecionado.

Serviço

A organização do programa solicita que os interessados compareçam a um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), munidos de RG, CPF e carteira profissional, para fazer a inscrição. A matrícula será efetuada nas escolas responsáveis pelas aulas. Nas regiões onde não houver PAT, é preciso ir ao local do curso.

O processo seletivo acontece por ordem de chegada, até que todas as vagas sejam preenchidas.

Flávio Fernandes/SP