Conheça os Job Hoppers, profissionais que estão sempre mudando de emprego

Os Job Hoppers estão sempre em busca de novos desafios, por isso tendem a mudar constantemente de emprego

Victoria Batalha   Publicado em 08/11/2022, às 12h29 - Atualizado às 12h36

Freepik

Cada vez mais pessoas, principalmente jovens, estão mudando de emprego com uma alta frequência em busca de novos desafios. Esse fenômeno é conhecido como Job Hopping (Emprego Saltitante, em tradução livre) e os profissionais que fazem essa mudança de trabalho constante são conhecidos como Job Hoppers. 

Esses profissionais estão sempre buscando novos desafios, melhores condições de trabalho e melhores salários. As equipes de Recursos Humanos também costumam se referir a essas pessoas como “Job Jumpers” (pula empregos). Além disso, os job hoppers costumam sentir-se amarrados quando estão há muito tempo no mesmo emprego e sempre querem adquirir novos conhecimentos. Porém, se a empresa oferece a chance deles mudarem de posição dentro da empresa ou salários melhores, acabam ficando.

Vantagem de contratar um Job Hopper

Pode parecer estranho contratar alguém que você sabe que não ficará muito tempo dentro da empresa, porém existem vantagens em ter um Job Hopper dentro da sua equipe. Por exemplo, normalmente são eles que entram em contato com a empresa, facilitando as negociações. Também são mais produtivos, porque decidiram estar ali e fazer aquele trabalho.

Além disso, os job hoppers possuem uma experiência maior em relação aos outros profissionais, tendo um conhecimento e visão diferente que podem agregar dentro da equipe. Também possuem uma ótima relação com os colegas de equipe, até sendo ótimos gerentes. Já que a comunicação normalmente não é um problema e por serem mais abertos para diálogos e novos desafios. Se adaptam com mais facilidade as mudanças e lidam melhor com pressão e novos projetos, sem falar que sempre possuem uma rede de contatos bastante grande. 

Sobre as desvantagens, pode ser que tenha uma falta de pertencimento a equipe e também a empresa, como um funcionário, já que os job hoppers não se veem muito tempo trabalhando ou ocupando aquela função. A falta de visão a longo prazo pode ser um problema, caso a empresa pretenda colocá-los em projetos futuros.