App de emprego abre temporada 2023 com 5,6 mil vagas abertas

Dados do app Trampolim mostram que o volume de vagas cresceu 166% comparado a 2021; maioria das oportunidades são para vendas e atendimento

Douglas Terenciano   Publicado em 04/01/2023, às 13h11 - Atualizado às 13h37

Freepik

Para quem está em busca de emprego, a notícia é boa. Segundo especialistas, este é o melhor período para recolocação no mercado de trabalho. Com a proximidade da temporada de 2023, muitas empresas contratam para reforçar seus times ou atenderem novos projetos. Só no Trampolim, primeiro aplicativo colaborativo de vagas do Brasil, 5.674 oportunidades estão disponíveis.

O setor que mais está contratando no momento, segundo a plataforma, é o de vendas e atendimento. São 1.489 vagas no total, o que representa 26% de todos os anúncios do app. Na sequência, aparecem os setores de serviços gerais, com 1.228 vagas disponíveis (21% do total), e administrativo, com 821 ofertas de emprego (14%).

No comparativo entre os anos de 2021 e 2022, foi registrado um crescimento de 166% no volume total de vagas de emprego disponíveis no aplicativo. Foram 12.791 oportunidades anunciadas na plataforma ao longo de todo o ano passado. Neste ano, o número saltou para 34.057 – sem considerar a segunda quinzena de dezembro.

“Estamos passando por um momento de recuperação na geração de empregos. Depois da taxa de desemprego bater o recorde de quase 15% no ano passado, ela foi caindo gradativamente nos meses seguintes e está agora no seu menor percentual desde 2015”, afirma o diretor do Trampolim Bruno Rizzato, fazendo referência a dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para aproveitar as oportunidades disponíveis, Rizzato dá algumas dicas. “Todos os dias, pesquise novas vagas que estejam alinhadas com os seus objetivos. Mantenha-se atualizado, com cursos e ferramentas que melhorem sua capacidade profissional, e treine para as entrevistas. Estes são fatores decisivos em um processo seletivo”, orienta o especialista.

Saiba como montar um currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Emprego Trampolim
empregos vagas de emprego