Camisas cinza?

Prezada Renata: deves saber que os adjetivos que exprimem cor são em número muito reduzido para cobrir todos o

Redação   Publicado em 15/03/2007, às 13h55

por Prof. Cláudio Moreno


"Professor Moreno, novamente lhe parabenizo pelo site e lhe pergunto: por que o plural de gravata cinza é gravatas cinza (não ocorre variação quanto à cor), enquanto o plural de terno azul é ternos azuis (aqui ocorre variação) ? Desde já, grata por sua atenção." (Renata Loinaz – Santos-SP)

__________________


Prezada Renata: deves saber que os adjetivos que exprimem cor são em número muito reduzido para cobrir todos os matizes que nossos olhos e nosso cérebro distinguem: azul, amarelo, branco, vermelho, verde, etc. Por isso, usamos, para denominar as demais cores, uma locução formada de [cor + DE + substantivo], em que o substantivo nomeia algo que tem uma cor característica. Falamos de "cor de vinho, de rosa, de laranja, de pinhão, de tijolo, de telha, de areia, de gelo, de charuto, de champanha, etc.". Naturalmente, essa locução não pode flexionar: "camisa cor de laranja, camisas cor de laranja"; "gravata cor de vinho, gravatas cor de vinho".

No uso, nem sempre precisamos verbalizar esse "cor de": posso dizer "vestido cor de rosa" ou "vestido rosa", "sapato cor de pinhão" ou simplesmente "sapato pinhão". Apesar dessa elipse de primeira parte, a locução continua ali, o que mantém invariável o substantivo: "camisas azuis, verdes, amarelas" (são adjetivos, e devem concordar com o substantivo que acompanham), mas "camisas vinho, laranja, rosa, champanha" (são substantivos que figuram na expressão "cor de X"). Tens um gato cinzento, dois gatos cinzentos (adjetivo), mas um gato [cor de] cinza, dois gatos [cor de] cinza.


* Cláudio Moreno é professor, escritor e doutor em Letras.

* Artigo extraído, na íntegra, do site Sua Língua (www.sualingua.com.br).