Concurso irá preencher 6.565 vagas em todo o país

Confira já as oportunidades para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Redação   Publicado em 11/12/2009, às 11h02

O concurso público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deve preencher 6.565 vagas em todo país. Os salários oferecidos variam entre R$ 700 e R$ 3,4 mil. Os interessados poderão se inscrever a partir de 28 de dezembro.

Serão oferecidas 1.497 vagas no estado de São Paulo, sendo 1.352 de carteiro, 71 de operador de triagem e transbordo, 29 de atendente (agente dos correios – área comercial) e 45 para analista de diversas áreas.

O estado do Rio de Janeiro terá 582 vagas de carteiro, 8 para operador de triagem e transbordo, 1 para atendente e 33 para analista.

No Distrito Federal haverá seleção para 36 postos de carteiro, 3 de operador de triagem e transbordo, formação de cadastro reserva para atendente e 166 de analista.

Os salários oferecidos pelos Correios vão de R$ 706,48 para carteiro até R$ 3.431,06 para analista formado em engenharia eletrônica. Os aprovados serão contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e terão direito a benefícios como vale-alimentação/ vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica e possibilidade de adesão ao plano de previdência complementar – Postalprev.

As inscrições serão realizadas entre as 0h de 28 de dezembro até as 23h59 de 15 de janeiro no site: www.correios.com.br/concursos. A taxa de participação tem valores de R$ 30 a R$ 60 conforme o cargo pretendido.

Confira abaixo a relação de vagas por diretoria - a relação de vagas por estado pode ser consultada nos respectivos editais em anexo.

Diretoria das Regionais de São Paulo metropolitana e São Paulo interior: 1497 vagas + CR – sendo 1.352 para carteiro; 45 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 71 de operador de triagem e transbordo; e 29 para atendente.

Diretorial Regional de Brasília (atua nos estados do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins): 380 vagas + CR– distribuídas entre 294 para carteiro; 196 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 13 de operador de triagem e transbordo; e 73 para atendente.

Diretoria Regional de Minas Gerais (compreende os estados de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro): 2.238 vagas + CR – sendo 1.960 para carteiro; 79 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 40 de operador de triagem e transbordo; e 159 para atendente.

Diretorias Regional da Bahia (atua os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe): 155 vagas + CR – sendo 67 para carteiro; 40 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 24 de operador de triagem e transbordo; e 24 para atendente

Diretoria Regional do Ceará (abrange os estados do Ceará, Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte): 837 vagas + CR – sendo 576 para carteiro; 45 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 20 de operador de triagem e transbordo; e 196 para atendente.

Diretoria Regional de Rondônia (abrange os estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima): 225 vagas + CR – sendo 181 para carteiro; 21 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 11 de operador de triagem e transbordo; e 12 para atendente

Diretoria Regional do Rio Grande do Sul (inclui os estados do Paraná e Santa Catarina): 837 vagas + CR – sendo 576 para carteiro; 45 para analista e carreiras específicas (auxiliar de enfermagem, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho); 20 de operador de triagem e transbordo; e 196 para atendente.

Veja também:

Fundação Casa/SP: saiu o edital com 3.011 vagas para todo o Estado

MPOG/DF: ministério abre concurso com 100 vagas de analista

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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