Concurso SAP SP: nova autorização em breve para 1.100 vagas de policial penal

O novo concurso da SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo) cobra ensino superior, com R$ 4,4 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 16/04/2025, às 09h14 - Atualizado às 14h01

Concurso SAP SP: carros da SAP SP: Divulgação

Segue em planejamento a realização do primeiro concurso SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo). Embora, em janeiro, a pasta tenha anunciado o início do processo de escolha da banca organizadora, o certame ainda depende de autorização formal por parte do governador Tarcísio de Freitas, que deve ocorrer em breve. Desta forma, ainda não há uma definição de quando o novo edital poderá ser efetivamente publicado.

Em 2023, a SAP SP chegou a publicar um edital para a oferta de 1.100 vagas, ainda como agente de segurança penitenciário. No entanto, o certame foi suspenso em setembro daquele ano, em decorrência do processo da transformação do cargo em policial penal, o que ocorreu por meio da lei 1.416, de 26 de setembro de 2024.

Desta forma, a expectativa é de que o primeiro concurso da carreira mantenha o quantitativo de oportunidades do concurso suspenso. O cargo unifica as carreiras de agente de segurança penitenciária e agente de escolta e segurança.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir:

O candidato poderá ter tatuagem desde que não:

II - faça alusão a:

Saiba como serão as provas

O ingresso no concurso SAP SP será por meio de certame composto de quatro etapas:

Veja as atribuições do cargo

   

concursos concursos 2025 concursos sp (são paulo) provas anteriores