Resultado final para admissão às EAM

Concurso que envolveu diversas etapas oferece ajuda de custo de R$ 350,00

Redação   Publicado em 03/01/2008, às 11h28

A Diretoria de Ensino da Marinha – DensM divulga o resultado final do concurso que tem por finalidade a admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiro. A lista com a relação dos aprovados pode ser conferida no final da matéria.

O certame para selecionar candidatos envolveu diversas etapas. A primeira delas consistiu em uma prova escrita de Matemática. Os aprovados nessa fase realizaram provas de Português, Redação, Estudos Sociais e Ciências e os aprovados ainda foram submetidos a exames escritos. As últimas etapas consistiram na seleção psicofísica e teste de suficiência física.

Concurso

O concurso exigiu dos candidatos a conclusão 8ª série do ensino fundamental; ser brasileiro; ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos; ter mais de 15 e menos de 18 anos de idade no dia do início do curso (previsto para 7 de fevereiro de 2008); ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro Oficial e não estar "sub judice" ou respondendo inquérito. Durante os três anos de estudo os alunos recebem alimentação, fardamento, alojamento, uniforme, assistência médica, dentária, psicológica e religiosa, além de uma ajuda de custo de R$ 350,00.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.