Recife/PE fará concurso com 569 vagas na educação

Haverá oportunidades nos cargos de auxiliar em desenvolvimento infantil, agente administrativo e professor. A prefeitura já definiu a empresa organizadora da seleção, que será o Iaupe

Camila Diodato   Publicado em 08/07/2014, às 14h41

A Prefeitura do Recife, capital de Pernambuco, realizará um concurso público visando preencher 569 vagas disponíveis na Secretaria de Educação. A organização do processo seletivo ficará sob a responsabilidade do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe).

Profissionais com ensino médio completo disputarão as carreiras de auxiliar em desenvolvimento infantil e de agente administrativo escolar. No certame, haverá 259 oportunidades para o primeiro cargo e 300 para o segundo.

Candidatos que possuem licenciatura plena com habilitação em matemática poderão concorrer à função de professor II – docência nos anos finais do ensino fundamental para a disciplina de matemática. Para esta colocação, o concurso oferecerá 10 vagas.

Autorização – Em 14 de janeiro deste ano, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio de Mello Filho, deu o aval para que fossem abertas as 569 vagas para a área da educação. Todos os postos serão para atuar na rede de ensino do município do Recife.

Na época também foi instituída a comissão do concurso, composta pelos seguintes integrantes: representantes da Secretaria de Educação - Darlym Sidcley Alves Nelo, Isabel Cristina Cavalcanti de Barros, Maria Mônica Carvalho Escobar e Maria Sônia Leitão de Melo; representante da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas - Fernando Luís Albertim; e representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos - José Emanuel do Rego da Cunha Lima.


APOSTILA ESPECÍFICA RECIFE - CLIQUE AQUI.

Sobre Prefeitura do Recife

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.