Reabertas inscrições do concurso da GCM de Atibaia SP com 67 vagas

Chances do concurso da GCM de Atibaia (Guarda Civil Municipal) são destinadas a candidatos com ensino médio completo. Provas serão aplicadas em janeiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/10/2023, às 10h27 - Atualizado às 10h33

Divulgação

No interior do estado de São Paulo, foram reabertas nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, as inscrições do concurso da GCM de Atibaia (Guarda Civil Municipal). Lembrando que o certame havia sido suspenso em virtude de questionamentos do Ministério Público (MP), referentes aos seguintes itens: idade máxima e altura mínima dos concorrentes (excluídas do edital de reabertura).

O concurso público preencherá 67 vagas para o cargo de guarda civil municipal – 3ª classe, que recebe o salário inicial de R$ 3.205,42, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo ser realizada em regime de plantões.

Para ingressar na carreira, os candidatos devem possuir os seguintes requisitos:

Entre as atribuições do guarda civil municipal – 3ª classe, estão: patrulhar o setor ou área que lhe for confiado, observando pessoas e estabelecimentos, dando ênfase em prédios e instalações públicas, para se necessário adotar medidas que se fizerem pertinentes, observado os parâmetros legais estabelecidos, quanto a atuação da Guarda Civil Municipal de Atibaia; atuar como agente de segurança pública no exercício de poder de polícia administrativo e, diante de flagrante delito, encaminhar à autoridade policial o autor do delito, preservando o local do crime, quando possível, e sempre que necessário; encarregar-se da escrituração atinente ao serviço, cabendo-lhe mantê-la em dia e em ordem, corrigindo as irregularidades; manter seus superiores informados de todas as ocorrências atendidas e de toda documentação referente aos serviços sob sua responsabilidade; zelar pela correção e asseio das viaturas, equipamentos e dependências da Guarda Civil Municipal de Atibaia; comparecer em atos públicos onde se fizer necessário ou por designação superior; auxiliar, quando solicitado, no controle e fiscalização do trânsito e do tráfego; entre outras.

Como fazer as inscrições

As inscrições serão recebidas até o dia 30 de novembro de 2023, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM (www.ibamsp-concursos.org.br), organizador do processo de seleção.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 85, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 1 de dezembro, observado o horário de funcionamento do banco.

Veja quais provas serão aplicadas

O concurso da GCM de Atibaia será constituído das seguintes etapas:

  1. prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  2. teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. pesquisa social, de caráter eliminatório;
  4. exame médico e avaliação toxicológica, de caráter eliminatório;
  5. avaliação psicotécnica, de caráter eliminatório; e
  6. curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

O exame será aplicado na data prevista de 14 de janeiro de 2024, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da GCM de Atibaia.

* Notícia útil para o Estado de São Paulo. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos abertos concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.