Saúde do RJ realiza provas para preencher 1.247 vagas

Prova objetiva consiste em 50 ou 60 questões, sobre os temas de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Candidatos à técnico em laboratório também terão avaliação de títulos

George Corrêa   Publicado em 02/08/2013, às 15h40

Neste domingo (4) serão aplicadas as provas objetivas do concurso promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que visa completar 1.247 vagas em diversos cargos e níveis escolares.

A prova objetiva consiste em 50 ou 60 questões, sobre os temas de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Os candidatos à função de técnico em laboratório também serão submetidos à avaliação de títulos.

A consulta aos locais de prova pode ser feita aqui.

Vagas

A carga horária varia entre 24 horas semanais, com vencimentos entre R$ 1.341,78 e R$ 2.017,12. Ficam reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros e índios.

Quem possui ensino fundamental completo concorre às funções de auxiliar de imobilização em ortopedia e auxiliar de necropsia. Para ambos os cargos também será necessário curso específico na área.

Já para os candidatos com ensino médio técnico as vagas são de técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia.

Os profissionais de nível superior se inscrevem às vagas de enfermeiro, farmacêutico, fisioterapia, psicólogo e médicos nas especialidades de acupuntura, alergia e imunologia, anestesiologia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clinica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, endoscopia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, homeopatia, infectologia, medicina física, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, urologia e infectologia.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.