Arapiraca AL: publicados editais com 931 oportunidades

Os processos seletivos oferecem diversos cargos nas Secretarias Municipais de Educação e Esporte e de Desenvolvimento Social

Patricia Lavezzo   Publicado em 08/08/2018, às 11h49

O município de Arapiraca, situado no Estado de Alagoas, divulgou dois editais de processo seletivo, que juntos somam 931 vagas temporárias para cargos de todos os níveis escolares. O primeiro edital conta com 702 ofertas para o quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, enquanto que o segundo dispõe de 229 oportunidades para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de 20 a 22 de agosto para as vagas da Secretaria de Desenvolvimento Social e de 3 a 5 de setembro para a Secretaria de Educação e Esporte. O atendimento ocorrerá no Ginásio Municipal João Paulo II (Rua Delmiro Gouveia - Parque Ceci Cunha, bairro Senador Teotônio Vilela) e os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certificado de conclusão de ensino, comprovante de residência e título de eleitor com certificado de regularidade.

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Todos os inscritos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório. Com três horas de duração, o exame será aplicado nos dias 14 e 28 de outubro, em locais e horários a serem divulgados no site oficial da prefeitura (www.arapiraca.al.gov.br) com antecedência mínima de três dias.

Ofertas na Secretaria de Educação e Esporte

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de auxiliar de serviços educacionais (170 vagas), monitor nas áreas de artes (2), artesanato (3), capoeira (4), dança (8), karatê (4), música - canto (2), música - flauta (2), música - percussão (3), música - teclado (2), música - violão (1), xadrez (2) e oficineiro de libras (1), técnico de som (1), operador de som (1), operador de iluminação (1), motorista de ônibus escolar (16), eletricista (2), encanador (2), vigilante (110), cuidador (60), cuidador em trânsito (20) e monitor de ginástica rítmica (1), 

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para assistente administrativo (25), auxiliar de desenvolvimento infantil (180), instrutor de libras (2), intérprete de libras (4), ledor/revisor/transcritor de braile (1), monitor de teatro (4), monitor de apoio especializado (10) e agente de portaria (40).

Nível superior incompleto é requisito para monitor de educação física (10), monitor de filosofia (4), monitor de informática (3) e monitor de inglês (1). 

O salário inicial para todos os cargos é de R$ 954, exceto para motorista de ônibus escolar, cujo ganho é de R$ 1.100. 

Oportunidades na Secretaria de Desenvolvimento Social

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem concorrer para serviços gerais (20), auxiliar de cozinha (15), auxiliar de almoxarifado (2), auxiliar de cuidador social (11) e monitor (3). 

Ensino médio é exigência para técnico de sistemas da informação (3), agente administrativo (13), visitador (27), cuidador social (16), cozinheiro (4), despenseiro (1), orientador social (28), facilitadores (16), digitador (20), supervisor de cadastro (3) e motorista (3).

Aqueles que tem o nível superior completo estão aptos às carreiras de assistente social (18), psicólogo (21), advogado (1), nutricionista (1), pedagogo (1), terapeuta ocupacional (1) e técnico de análise de dados e sistemas (1).

As remunerações variam de R$ 954 a R$ 2.000.

Sobre Prefeitura Arapiraca

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.