Jaú/SP prepara concurso para diversos cargos

Novo concurso da Prefeitura Municipal de Jaú, no interior de São Paulo, terá vagas para funções das áreas da educação e da saúde. Órgão está em fase de escolha da organizadora

Camila Diodato   Publicado em 30/08/2016, às 10h08

Localizada no interior do Estado de São Paulo, a pouco mais de 300 km de distância da capital, a Prefeitura Municipal de Jaú se prepara para realizar novo concurso público para o preenchimento de vagas nas áreas da educação e saúde.


O primeiro passo para a abertura será a contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração, organização e execução de todas as etapas do certame. Para isso, será feita uma licitação, na modalidade tomada de preços, para a escolha da instituição.
Para a área da saúde haverá oportunidades apenas para os cargos de enfermeiro do trabalho e médico do trabalho, que destinam-se aos profissionais com ensino superior completo.
As demais chances serão para auxiliar de desenvolvimento infantil, diretor de escola, merendeira, monitor de alunos com necessidades especiais, professor auxiliar de educação básica I, professor auxiliar de educação básica II, professor auxiliar de educação infantil, professor de atendimento especializado e secretário de escola. Os níveis de escolaridade para tais posições não foram apresentados.
O número de vagas, os salários e os métodos de provas do concurso Prefeitura de Jaú são informações que devem ser reveladas no decorrer dos próximos dias.
Com relação ao cronograma com as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas, este só poderá ser definido após a contratação da organizadora.

Sobre Prefeitura de Jaú

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.