Prefeitura de Ascurra fará concursos com vários cargos

Serão abertos dois editais que, juntos, contemplarão oportunidades de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Órgão aguarda dotação orçamentária para iniciar os preparativos

Camila Diodato   Publicado em 21/10/2014, às 12h00

Localizada no Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Ascurra recebeu autorização para abrir dois editais com oportunidades para diversas carreiras de todos os níveis escolares.

De acordo com o responsável pelo departamento de pessoal, a prefeitura pretende abrir ainda este ano as seleções, entretanto, no momento está aguardando a dotação orçamentária do setor de finanças, para, depois disso, encaminhar à divisão de compras, com a finalidade de iniciar o processo licitatório para a contratação da banca organizadora.


DESTAQUE: PROVA ANTERIOR PREFEITURA.

O edital do primeiro concurso será para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal da administração direta e do quadro dos profissionais do magistério. Já o segundo será para lotação na secretaria da saúde.

Primeira seleção – As ofertas autorizadas requerem ensinos fundamental, médio e superior. As jornadas de trabalho corresponderão a 40 horas semanais, com exceção da função de médico que deverá cumprir 10 horas.

Candidatos com curso fundamental terá a chance de pleitear os empregos de agente operacional, auxiliar de serviços gerais e agente de combate de endemias.

Nível médio e/ou técnico habilitará a participação nas ocupações de atendente de educação infantil, auxiliar de educação e técnico de enfermagem.

Quem dispõe de formaçãosuperiorserá apto para concorrer às colocações de médico clínico geral, médico pediatra, psicólogo e assistente social.

Secretaria da Saúde – No certame haverá oportunidades para agente comunitário de saúde PSF (Programa Saúde da Família), auxiliar de enfermagem PSF, assistente social, psicólogo e farmacêutico. Os dois primeiros são de nível fundamental e os outros três exigem diploma de graduação.

Sobre Prefeitura Ascurra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.