Parnamirim/RN: edital do concurso ainda em janeiro

As oportunidades serão para diversos cargos, na área de educação. As inscrições estão previstas para março, com provas em abril

Fernando Cezar Alves   Publicado em 19/01/2015, às 12h54

A publicação do edital do concurso que será realizado pela Prefeitura de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, inicialmente prevista para 15 de janeiro, deverá ocorrer ainda em janeiro. Segundo o prefeito Maurício Marques, em reunião com a secretária da Educação, Vandilma Oliveira e o procurador do município, Fábio Pinheiro, no último dia 16, o atraso se deve a alguns ajustes que estão sendo feitos com a organizadora, a Comperve, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O prefeito ressaltou que as inscrições deverão ser feitas em março, com aplicação das provas mantida para 12 de abril, conforme havia anunciado em 2 de dezembro, quando divulgou a previsão de edital para 15 de janeiro.    

Ao todo serão oferecidas 424 vagas, todas voltadas para a área de educação. As exigências e remunerações serão divulgadas com a publicação do edital.

No ato da inscrição o candidato deverá optar pelo local de aplicação das provas, que poderão ser feitas em Natal ou Parnamirim.

Do total de oportunidades, 301 são para professores, 102 para agente administrativo, 12 para intérprete de libras, oito para instrutor de libras e uma para bibliotecário.

Destaque: Edição Digital do Jornal dos Concursos.

Áreas

As oportunidades para professores serão distribuídas da seguinte forma: 71 para educação infantil, 173 para educação fundamental, oito para língua portuguesa, sete para matemática, duas para ciências, seis para história, três para geografia, 29 para artes, seis para ensino religioso, 40 para educação física, quatro para inglês e 52 para laboratório de informática.

De acordo com declaração do prefeito Maurício Marques, o concurso é necessário para fazer frente à expansão da rede municipal de ensino e do aumento do número de alunos matriculados. “Nosso maior objetivo é manter o ritmo de qualidade da educação de Paramirim”, disse.  

O certame faz parte de um plano da prefeitura de ampliar as vagas em sala de aula para atender ao crescimento populacional do município e melhorar a qualidade do ensino. É o terceiro da administração Maurício Marques e o segundo para a área de educação.

Atualizado em 19/01 às 12h53

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.