O que devo estudar para o concurso do Ibama? Descubra aqui

Destinado a preencher 568 vagas em todo o Brasil, concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já está com inscrições abertas. Provas ocorrem em janeiro

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 01/12/2021, às 11h48 - Atualizado às 11h57

Divulgação

Foram abertas nesta quarta-feira (1º) as inscrições para o concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) destinado a preencher 568 vagas em todo o Brasil.

As provas objetiva e discursiva estão agendadas para 30 de janeiro do ano que vem. A primeira cobrará a resolução de 120 questões do tipo "certo" ou "errado", enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação com até 30 linhas.

+ Saiba como se inscrever para o concurso do Ibama
+ DF concentra a maioria das vagas do edital; veja números

O conteúdo programático, que pode ser consultado na íntegra aqui, engloba:

O que estudar para o concurso do Ibama?

Confira, a seguir, algumas das disciplinas que serão cobradas nas provas para a carreira de técnico, com base no conteúdo programático apresentado no edital:

Veja abaixo algumas das disciplinas que serão cobradas nas provas para a carreira de analista, com base no conteúdo programático apresentado no edital:

Como se inscrever

Estão em disputa 432 postos para o cargo de técnico ambiental, com salário de R$ 4.063,34 e exigência de nível médio, e 136 oportunidades para analista, carreira que paga R$ 8.547,64 e requer curso superior.

As inscrições para o concurso do Ibama serão recebidas até as 18h de 20 de dezembro, mediante a realização de cadastro no site https://www.cebraspe.org.br/. As taxas de participação custam:

O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições e cronograma, na página do concurso do Ibama

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Receita Federal abre inscrições para perito em diversas áreas
Concurso Mapa: formada comissão para novo edital em diversas áreas
Concurso da Marinha abre inscrições para 420 vagas; veja como participar
Concurso CGU: edital previsto para sair até a próxima semana
Concursos Públicos: 2022 prevê abertura de mais de 73 mil vagas federais. Veja quais !

Sobre Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

O Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.