Monte Azul Paulista/SP: 30 vagas de nível fundamental

Inscrições para processo seletivo simplificado devem ser realizadas até o dia 21 de julho

Sabrina Machado   Publicado em 05/07/2013, às 15h27

A fim de preencher 30 vagas de agente comunitário de saúde, a Prefeitura de Monte Azul Paulista (SP) abriu inscrições para processo seletivo simplificado. A função exige nível fundamental completo e possui remuneração de R$ 755. Do total de oportunidades, 5% serão destinadas a candidatos com deficiência.
Como se inscrever – A participação deve ser realizada até o dia 21 de julho por meio do site da banca organizadora da seleção (www.conrio.com.br). A taxa de inscrição, no valor de R$ 25, deve ser quitada até o dia 22 deste mês. 
Todos os candidatos realizarão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 4 de agosto. As avaliações serão compostas por 20 questões – conhecimentos específicos (14) e língua portuguesa (6) – e terão até duas horas de duração.
Atribuições – O agente comunitário de saúde utiliza de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade; promove ações de educação para a saúde individual e coletiva; faz o registro de dados, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estimula a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realiza visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; participa em ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; entre outras funções.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.