Inscrições no Encceja são prorrogadas até a próxima segunda-feira (25)

As provas do Encceja serão aplicadas no dia 25 de abril em todo Brasil e tem o objetivo de conceder o diploma de ensino fundamental ou médio para os participantes

Redação   Publicado em 22/01/2021, às 08h54

Agência Brasil

O prazo de inscrições no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi prorrogado para o dia 25 de janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site do exame.

O Encceja permite conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos que não conseguiram obter o documento na idade prevista.

O período para que os participantes solicitem atendimento especializado e tratamento pelo nome social para o exame também foi prorrogado até as 23h59 do dia 25. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio está prevista para o dia 25 de abril em todos os estados e no Distrito Federal.

"A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame", informou o Ministério da Educação.

Provas objetivas e redação

O exame é constituído de quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. O candidato também será avaliado por meio de uma redação.

*trechos com reprodução Agência Brasil

Leia também

Inscrições para o Encceja terminam amanhã (22)
Enem 2020: confira os temas mais cobrados por disciplina no segundo dia de prova
ENEM 2020: Candidatos com sintomas de covid-19 podem pedir reaplicação do exame
Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame
Enem 2020: tema da redação é sobre estigma das doenças mentais no Brasil