Montividiu/GO: vagas para agente comunitário de saúde

Cargo paga R$ 1 mil. Candidatos devem morar na área de atuação. Oportunidades estão distribuídas em três diferentes localidades: UBS Beira Rio, UBS Central e UBS Tiúba

Samuel Peressin   Publicado em 28/07/2016, às 11h59

A Prefeitura de Montividiu, no Estado de Goiás, tem concursopúblico em andamento para carreira de agente comunitário de saúde. São oferecidas oito vagas, com salário de R$ 1.014 e jornada semanal de 40 horas.

O cargo requer ensino fundamental completo. Além disso, os candidatos devem residir na área de atuação. As chances estão distribuídas em três diferentes localidades: UBS Beira Rio (2), UBS Central (2) e UBS Tiúba (4).

Inscrições e provas do concurso de Montividiu


O período de inscrições termina em 8 de agosto. A ficha cadastral está disponível na página eletrônica da KLC Concursos (www.klcconcursos.com.br), organizadora do certame. A taxa é de R$ 30.

Prevista para 4 de setembro, a prova objetiva será composta por 20 perguntas, abordando língua portuguesa (seis), conhecimentos gerais (quatro) e conhecimentos específicos (dez). Os participantes terão duas horas para concluir o teste.

Atribuições do agente comunitário de saúde


Conforme o edital do concurso da Prefeitura de Montividiu, compete ao agente comunitário de saúde: “Desenvolver atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único da Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor municipal. De acordo com o artigo 3º, da Lei Federal nº 11.350/2006, são atividades do agente comunitário de saúde: A utilização de instrumentos para diagnósticos demográfico e sociocultural da comunidade de sua área de atuação; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro para fins exclusivos do controle e planejamento das ações de saúde de nascimento, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; a realização de visita domiciliares periódicas para cadastramento de famílias e monitoramento de situações de risco a família; a participação em ações que fortaleça os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida”.

Sobre Prefeitura Montividiu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.