Governo SP: PL prevê concurso sempre que carência atingir 5% do quadro, entre outras providências

Projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) prevê plano estadual do governo SP para servidores do estado

Fernando Cezar Alves   Publicado em 27/04/2023, às 08h49

Assembleia Legislativa de São Paulo: divulgação

Tramita, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei 613/2023, da deputada professora Bebel (PT), que visa criar um plano estadual para os servidores públicos do governo SP. Entre diversos pontos tratados na proposta está a obrigatoriedade de realização de concurso público sempre que a carência de servidores do respectivo cargo atinja um total mínimo de 5%. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, 27 de abril, e agora deve tramitar internamente, nas diversas comissões, antes de ser efetivamente votada no plenário da casa.

Outro ponto que merece destaque na seleção está a necessidade de equiparação salarial entre servidores contratados em regime temporário com pessoal efetivo, além de necessidade de realização de concurso para pessoal sempre que realizados processos seletivos para temporários, que devem ocorrer apenas em casos devidamente justificados.

A proposta também determina que o regime estatutário seja o único utilizado para a contratação de servidores públicos no estado.

A expectativa é de que o plano estadual para os servidores públicos tenha vigência de cinco anos, contando da eventual sanção da respectiva lei.

As diretrizes apontadas na proposta são as seguintes:

Além disso, aponta 20 metas estratégicas que devem ser atingidas:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores