Saiu gabarito de prova para 891 oportunidades

Ao todo, foram 46.155 inscritos. Candidatos se preparam para prova discursiva, prova prática e prova de títulos

Redação   Publicado em 02/06/2011, às 15h44

A Prefeitura Municipal de Londrina (PR) divulgou o gabarito das provas aplicadas neste domingo (29), para concurso público que visa o preenchimento de 891 vagas em diversos setores e níveis de escolaridade. Ao todo, foram 46.155 inscritos, de modo que o cargo que teve o maior número de candidatos foi o de auxiliar educativo, com 13.422 inscritos (cerca de 2.684 candidatos por cada uma das cinco vagas).

As avaliações de múltipla escolha contaram com questões de português, matemática, raciocínio lógico, legislação do servidor e conhecimentos específicos. Aos candidatos a procurador do município, que foram classificados na prova objetiva, será aplicada uma prova discursiva. Todos os cargos de nível superior terão provas de títulos, enquanto os concursandos a agentes de gestão pública, passarão por prova prática.

Vagas

As vagas para ensino fundamental são de operário, operário de máquinas motrizes com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria ‘C’, pedreiro, preparador de cadáver, motorista com CNH na categoria ‘AB’, coveiro, auxiliar educativo, auxiliar de agrimensura e asfaltador.

Para o ensino médio há oportunidades para assistente de telefonia. Quem tem curso profissionalizante e registro profissional concorre às funções de assistente patológico e assistente de odontologia.

Já no ensino superior, os candidatos buscam vagas nas funções de terapeuta ocupacional, gestor social, gestor de comunicação, gestor territorial, engenheiro, engenheiro do trabalho, gestor de engenharia, economista, contador, gestor cultural, analista de sistemas, administrador, promotor de saúde pública, nutricionista, pediatra, ginecologista, médico clinico geral, médico do trabalho e professores nas disciplinas de educação infantil, ensino fundamental e educação física. Será exigido registro profissional no órgão ou conselho responsável aos profissionais com graduação superior e licenciatura plena na disciplina aos professores.

A jornada de trabalho é de 20 a 30 horas semanais e os salários variam entre R$ 976,55 e R$ 4.873,15. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Da Redação/SP

Veja também:

UFSM/RS: Último dia para inscrição em 41 vagas de professores

Planejamento: Ministra autoriza 256 nomeações em sete órgãos

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.