☰
✕

Eleições 2026: Gestão Lula autorizou 137,3% mais vagas do que Bolsonaro para o Governo Federal

Quantitativo de vagas autorizadas pelo Governo Federal nas gestões Lula e Bolsonaro foi avaliado por fontes do Ministério da Gestão

Fernando Cezar Alves   Publicado em 22/10/2026, às 16h00

Eleições 2026 : urna eletrônica divulgação TSE

A gestão do atual presidente Lula no Governo Federal autorizou o preenchimento de vagas em concursos públicos com uma proporção de 137,3% mais do que a gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. O levantamento foi feito pela reportagem do Jornal dos Concursos, tendo como base as tabelas anuais do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.

De acordo com o levamento feito pela reportagem, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro autorizou o preenchimento de 6.496 vagas, incluindo oportunidades para as seguintes áreas de atuação:

No entanto, é preciso lembrar que, durante este período, houve uma paralisação na contratação de pessoal em decorrência das medidas de isolamento social ocasionadas pela pandemia de Covid 19, embora o presidente se manifestasse contra as medidas.

Já no atual governo Lula, no período de janeiro de 2023 a setembro de 2026, o atual presidente Lula autorizou o preenchimento de 15.418 vagas, incluindo as seguintes áreas:

Além da oferta de vagas, os reajustes salariais para os cargos do funcioinalismo público federal também foram maiores durante a gestão Lula, de acordo com tabelas oficiais de instituições federais. 

De acordo com o levantamento, no período de 2019 a 2022, na gestão Bolsonaro, diversas áreas, como educação, não contaram com reajuste no período, com reajuste de 4,5% apenas nas seguintes áreas:

Já no período de 2023 a outubro de 2026, o governo concedeu reajustes que variam de 17,47% a 43,26%, nas seguintes áreas:

concursos concursos federais concursos 2026 provas anteriores