Eleições 2026: Gestão Lula autorizou 137,3% mais vagas do que Bolsonaro para o Governo Federal
Quantitativo de vagas autorizadas pelo Governo Federal nas gestões Lula e Bolsonaro foi avaliado por fontes do Ministério da Gestão
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/10/2026, às 16h00
A gestão do atual presidente Lula no Governo Federal autorizou o preenchimento de vagas em concursos públicos com uma proporção de 137,3% mais do que a gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. O levantamento foi feito pela reportagem do Jornal dos Concursos, tendo como base as tabelas anuais do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.
De acordo com o levamento feito pela reportagem, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro autorizou o preenchimento de 6.496 vagas, incluindo oportunidades para as seguintes áreas de atuação:
- fiscal
- segurança pública
- tributária
- administrativa
- operacional
- auditoria
No entanto, é preciso lembrar que, durante este período, houve uma paralisação na contratação de pessoal em decorrência das medidas de isolamento social ocasionadas pela pandemia de Covid 19, embora o presidente se manifestasse contra as medidas.
Já no atual governo Lula, no período de janeiro de 2023 a setembro de 2026, o atual presidente Lula autorizou o preenchimento de 15.418 vagas, incluindo as seguintes áreas:
- fiscal
- segurança pública
- construção civil
- administrativa
- educação
- operacional
- saúde
- jurídica
- forças armadas
Além da oferta de vagas, os reajustes salariais para os cargos do funcioinalismo público federal também foram maiores durante a gestão Lula, de acordo com tabelas oficiais de instituições federais.
De acordo com o levantamento, no período de 2019 a 2022, na gestão Bolsonaro, diversas áreas, como educação, não contaram com reajuste no período, com reajuste de 4,5% apenas nas seguintes áreas:
- Polícia Federal
- Polífica Rodoviária Federal
Já no período de 2023 a outubro de 2026, o governo concedeu reajustes que variam de 17,47% a 43,26%, nas seguintes áreas:
- Polícia Federal - delegado, perito, escrivão, papiloscopista e agente - 17,47%
- Polícia Rodoviária Federal - 17,47%
- Educação - técnicos administrativos nível D - 30,01%
- Educacão - técnicos administrativos nível E - 24,75%
- Professor federal - doutorado com dedicação exclusiva - 43,26%