Edital tem 50 vagas para guarda municipal

É preciso ensino fundamental completo, altura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens, e habilitação na categoria AB ou superior.

Redação   Publicado em 01/10/2010, às 14h56

A Prefeitura de Uberaba, município de Minas Gerais, abriu concurso para preencher 50 vagas para o cargo de guarda municipal, sendo 45 para candidatos do sexo masculino e 5 para as candidatas do sexo feminino.

O salário da carreira é de R$ 981,45, já incluindo vale-alimentação e incentivo ao desempenho, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Para concorrer é exigido ter o ensino fundamental completo, altura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens, e habilitação na categoria AB ou superior.

Para se inscrever o candidato deve acessar o site www.fgr.org.br entre as 9h de 29 de novembro e as 14h do dia 3 de janeiro. Os que desejarem poderão utilizar o laboratório da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, na rua Alaor Prata 317, Centro, CEP: 38015-010, de segunda a sexta-feira, das7h às 21h30 e aos sábados, das 7h às 16h30.

O valor da taxa é de R$ 30, podendo ser isenta para os membros que família de baixa renda que estiverem inscritos no CadÚnico, e para os que tiverem doado sangue nos últimos três meses.

A ficha de solicitação do benefício estará disponível no site das inscrições e deverá ser entregue entre 29 e 30 de novembro na Fundação Guimarães Rosa (rua Paraíba, 1.441, Bairro Savassi, CEP: 30.130-141, Belo Horizonte, das 9h às 12h e das 14h às 17h horas) ou na Seção de Protocolo da Prefeitura de Uberaba (avenida Dom Luis Maria Santana 141, Bairro Santa Marta, Uberaba, das 12h às 17h30).

Etapas:

O concurso será composto de prova objetiva, prova de capacidade física, exame psicológico, exame médico, sindicância social e curso de formação.

A primeira etapa está marcada para 7 de fevereiro de 2011, das 9h às 12h, em locais que serão informados posteriormente.

Maysa Correa

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.