Concurso da prefeitura de Cotia/SP tem 308 vagas

A Prefeitura Municipal de Cotia, no Estado de São Paulo, divulgou edital com oportunidades para os cargos de ajudante de serviços diversos, carpinteiro, coveiro, encanador, jardineiro, pedreiro, pintor, atendente, operador de máquinas e vigilante

Renan Abbade   Publicado em 13/01/2016, às 14h47

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Cotia recebe as inscrições do concurso público que conta com 308 oportunidades, sendo 17 reservadas às pessoas com deficiência, em cargos de nível fundamental.

Os interessados que não completaram o ensino fundamental podem concorrer a ajudante de serviços diversos – masculino (180) e feminino (50), carpinteiro (2), coveiro (15), encanador (2), jardineiro (4), pedreiro (10) e pintor (10). Quem concluiu esse nível opta entre as funções de atendente (10), operador de máquinas (5) e vigilante municipal (20).

Todos os cargos contam com salário de R$ 880 para jornadas de trabalho de 220 horas por mês.

Inscrições no concurso


As participações no concurso da Prefeitura de Cotia deverão ser garantidas até o dia 4 de fevereiro pelo endereço eletrônico www.indepac.org.br/concursos.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25.

Provas do concurso


O concurso da Prefeitura de Cotia prevê avaliações objetivas no dia 21 de fevereiro, em locais e horários a serem comunicados a partir de 13 de fevereiro no quadro de avisos da prefeitura, no site das inscrições e em www.cotia.sp.gov.br.

Haverá, ainda, prova prática (PP) para os cargos de ajudante de serviços diversos – masculino e feminino, carpinteiro, coveiro, encanador, jardineiro, operador de máquinas, pedreiro e pintor em data, locais e horários a serem informados oportunamente.

Principais atribuições dos cargos


Atendente – Realiza tarefas auxiliares, sob supervisão da chefia imediata, classificando, arquivando e registrando documentos e fichas, recebendo estocando e fornecendo materiais, operacionalizando equipamentos de reprodução de documentos em geral, digitando minutas de documentos e textos em geral.

Ajudante de serviços diversos (masculino e feminino) – Executar serviços gerais de limpeza dos bens e instalações públicas municipais; auxiliar na limpeza das ruas da cidade, conforme orientação da chefia e das normas de segurança; recolher lixo; roçar mato em logradouros e prédios públicos; executar diversas atividades de apoio a eventos na cidade.

Carpinteiro – Planejar trabalhos de carpintaria, preparar canteiro de obras e montar fôrmas metálicas; confeccionar fôrmas de madeira e forro de laje (painéis), construir andaimes e proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado; montar portas e esquadrias; confeccionar entalhes, chanfros, e demais trabalhos de carpintaria.

Coveiro – Procede a construção, preparação e manutenção de sepulturas, revestindo a cova; efetua o recebimento e acompanhamento dos sepultamentos, desde a porta da necrópole até a sepultura, responsabilizando-se pela indicação do local onde o mesmo ocorrerá; executa sepultamentos, exumações e a remoções de ossos quando determinado.

Encanador – Atuar, dentro da especialidade, na construção, manutenção, conservação e recuperação de prédios públicos; montar, reparar, testar e efetuar manutenção de instalações hidráulicas; montar e reparar sistemas de tubulações de água, esgoto, pias, tanques, vasos sanitários, registros, torneiras, caixas de água e outros.

Jardineiro – Fazer a manutenção da grama, cortar e regar, cultivar canteiros, plantar sementes, conservar áreas ajardinadas, adubar e arar adequadamente as áreas, removendo folhagens secas mantendo a limpeza, manter a estética, colocando grades ou outros anteparos conforme orientação, operar máquinas especificas da função de jardinagem, atuar com algumas aplicações de inseticidas e adubação de plantas.

Operador de máquinas – Conduz máquinas que servem para escoar, nivelar, cavar, aplainar e compactar terra e materiais similares, preparar concreto e colocação de capeamento de asfalto e concreto nas vias e logradouros públicos; opera máquinas montadas sobre rodas ou sobre esteiras e providas de pá mecânica ou caçamba, aciona os comandos para escavar terras, pedras, areia, cascalho e materiais análogos.

Pedreiro – Fazer fundações de obras, observando e acertando o prumo, esquadro e níveis; assentar azulejos, lajotas e tacos, fazer reboco e calfinagem; construir calçadas, meios-fios, canteiros de alvenaria, caixas de escoamento e drenagens; construir bases de concreto ou de outro material de acordo com as especificações.

Pintor – Executar trabalhos de acabamento em superfícies internas e externas que requeiram pintura de diferentes formas com diferentes matérias-primas; preparar tintas, massas, pigmentos e solventes, misturando-os nas quantidades adequadas; efetuar pintura à mão, a revolver ou com outras técnicas; levantar os materiais a serem utilizados nos diversos serviços.

Vigilante municipal – Zelar pela guarda do patrimônio municipal e exercer serviços de vigilância; percorrer sistematicamente inspecionando as dependências dos locais públicos sob sua responsabilidade; marcar ponto nos locais onde se reconheça a necessidade; fazer ronda na área entregue a sua responsabilidade, prédios, pertences etc.

Conteúdo programático


Língua portuguesa - Ortografia. Plural de substantivos e adjetivos. Conjugação de verbos. Concordância entre adjetivo e substantivo e entre o verbo e seu sujeito. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Pontuação. Compreensão de textos.

Matemática - Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas envolvendo as quatro operações. Sistema de medidas. Sistema monetário brasileiro. Raciocínio lógico.

Sobre Prefeitura de Cotia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.