Cachoeiro de Itapemirim/ES: 540 vagas em dois cargos

Candidatos disputam 392 oportunidades de agente comunitário de saúde e 148 de agente de combate às endemias

Sabrina Machado   Publicado em 23/09/2013, às 12h29

Com o intuito de preencher 540 vagas, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) abriu inscrições para processo seletivo. Os interessados precisam possuir ensino fundamental completo e disputam às colocações de agente comunitário de saúde (392) agente de combate às endemias (148). Há reserva de ofertas para pessoas com deficiência. 
Os servidores aprovados receberão vencimentos iniciais de R$ 750 por jornada de 40 horas semanais. 
As inscrições serão recebidas por meio do site www.agoraconsultoria.srv.br até o dia 6 de outubro. A taxa para se candidatar em ambos os cargos é de R$ 30.
Etapas – O processo seletivo será composto por provas objetivas, verificação e comprovação de endereço, curso introdutório de formação inicial e continuada, provas de títulos/certificados/tempo de serviço – somente para os candidatos convocados para o curso e comprovação de requisitos e exames médicos.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 3 de novembro. 
Atribuições – O agente comunitário de saúde atua no fortalecimento do elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Participa do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da unidade, identificando situações de risco individual e coletivo, inclusive aqueles relativos ao trabalho e colaborar na atualização contínua dessas informações. Analisa, com os demais membros da equipe, as necessidades da comunidade; trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea, entre outras funções.
Cabe ao agente de combate às endemias, o exercício de atividade de vigilância, prevençãoe controle de doenças de saúde (a Fundação Municipal de Saúde disciplinará as atividades de prevenção e controle de doenças de promoção de saúde e de vigilância), mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob responsabilidade do gestor municipal, entre outras atribuições.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.