Concurso Unemat é anunciado para o preenchimento de 80 vagas para professores
Concurso Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) deve ter seu edital de abertura de inscrições publicado ainda no primeiro semestre
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/02/2026, às 11h03
Um novo concurso Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) deve ser realizado em breve. A seleção foi anunciada na última quinta-feira, 19 de fevereiro, pelo governador Mauro Mendes. De acordo com informações preliminares, a publicação do edital está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre, ou seja, até junho. Desta forma, novas informações devem ser divulgadas em breve.
Ao todo, o novo concurso Unemat deve contar com uma oferta de 80 vagas para professores, com remunerações iniciais de até R$ 20 mil. As áreas específicas que serão contemplados devem ser anunciadas no decorrer das próximas semanas.
Sobre a nova seleção para professores, disse o governador:
“Queremos atrair excelentes profissionais, professores, para que a Unemat continue prestando esses grandes serviços na área educacional, na formação, e no ensino superior em diversas regiões do estado”
Segundo a reitora da instituição, Vera Maquêa:
"A Unemat passou a ofertar mestrado, doutorado, ampliou a pesquisa, a extensão, e tudo isso praticamente com o mesmo quadro. O professor efetivo é fundamental para estruturar a pesquisa, captar recursos e fortalecer a pós-graduação”
Concurso Unemat: saiba como foi a última seleção
O último concurso Unemat MT ocorreu em 2011, quando foram oferecidas 199 vagas, com oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a própria instituição.
A maior oferta de vagas foi para o cargo de técnico administrativo, com 142 oportunidades, com exigência de ensino médio.
Para ensino fundamental foram 15 vagas para a carreira de motorista.
Para ensino médio com formação técnica foram 25 vagas, para os seguintes cargos:
- técnico agrícola,
- técnico em enfermagem,
- técnico em informática,
- técnico em laboratório
- técnico em segurança do trabalho
Por fim, para nível superior foram mais 17 oportunidades, para os seguintes cargos:
- administrador,
- advogado,
- analista de sistemas,
- arquivista,
- assistente social,
- contador,
- jornalista
- químico
concursos concursos mt (mato grosso) concursos 2026 provas anteriores