Concurso TJ AM: órgão confirma publicação do edital de juiz no segundo semestre
Concurso TJ AM (Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas) será destinado a quem possui formação em direito, com R$ 32 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/03/2023, às 10h20 - Atualizado em 13/03/2023, às 14h05
A publicação do edital do novo concurso TJ AM (Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas) para a carreira de juiz substituto está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. A confirmação foi feita na última sexta-feira, 10 de março, por meio de publicação nas redes sociais. Segundo a postagem, o prazo foi anunciado na última quinta, dia 9, durante reunião da comissão organizadora. A seleção é aguardada desde setembro de 2022.
Para concorrer ao cargo de juiz do TJ AM é necessário possuir formação de nível superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica após a conclusão do curso. A remuneração inicial da carreira atualmente é de R$ 32.004,65. A oferta de vagas ainda deve ser confirmada pelo órgão.
Concurso TJ AM: veja publicação
Saiba como foi a última seleção para o cargo
O último concurso TJ AM para juiz substituto ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 23 vagas para preenchimento imediato. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A seleção foi composta de cinco etapas, da seguinte forma;
- provas objetivas
- provas dissertativas - prova discursiva e prova prática de sentença cível e criminal
- inscrição definitiva, exames de sanidade física e mental, e exame psicotécnico
- prova oral
- análise de títulos
A prova objetiva contou com 100 questões, distribuídas por três blocos, da seguinte forma:
- bloco 1 - direito civil, direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente - 30 questões
- bloco 2 - direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito eleitoral - 40 questões
- bloco 3 - direito empresarial, direito tributário, direito ambiental e direito administrativo - 30 questões.
A parte dissertativa foi composta de duas questões versando sobre noções gerais de direito e formação humanística, incluindo:
- sociologia do direito
- psicologia judiciária
- ética
- estatuto jurídico da magistratura nacional
- filosofia do direito
- teoria geral do direito
- teoria geral da política
Também foram cobradas mais duas questões dissertativas versando sobre a parte de conhecimentos específicos do conteúdo programático da seleção.
concursos concursos am (amazonas) concursos 2025 provas anteriores