Concurso TCE SP: definido relator do PL que cria 41 vagas para auditores e bibliotecário
Concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) pode ser realizado para novas vagas de auditores e bibliotecários
Fernando Cezar Alves Publicado em 29/05/2026, às 13h34
O projeto de lei complementar 6/26, que pode permitir a realização de um novo concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) já conta com relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (Alesp). O escolhido é o deputado delegado Olim (PP), indicado no último dia 26 de maio. A proposta, que está na comissão desde o último dia 21, cria 41 vagas no órgão, para preenchimento via concurso público.
Antes de ser votado no plenário da casa, o projeto ainda deve passar por mais duas comissões:
- Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho
- Comissão de Finanças , Orçamento e Planejamento
As novas vagas que estão sendo criadas no TCE SP estão distribuídas da seguinte forma:
- auditor de controle externo - 40 vagas
- bibliotecário - 1 vaga
O cargo de auditor de controle externo já conta com um edital em elaboração, que deve ser divulgado até junho, para 50 vagas. Porém, ainda não é possível definir se as novas oportunidades, quando efetivamente criadas, poderão ser destinadas a remanescentes da próxima seleção ou haverá novo concurso, uma vez que depende do andamento do processo e da lotação das novas vagas.
Para os cargos de auditor de controle externo e bibliotecário é exigido nível superior, com remuneração inicial de R$ 20.940,20.
A criação será compensada pela extinção de 67 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- técnico de controle externo - 64 vagas
- assessor de transporte e segurança - 3 vagas
Concurso TCE SP: saiba como foi a última seleção
O último concurso TCE SP ocorreu em 2025, quando foram oferecidas 63 vagas, também para o cargo de auditor de controle externo e auditor de controle externo na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:
- auditor de controle externo - 59 vagas
- auditor de controle externo - administração - 4 vagas
Para a área de administração as vagas foram somente para a capital, enquanto para o certame geral, para os seguintes municípios:
- São Paulo
- Araçatuba
- Araras
- Fernandópolis
- Araraquara
- Andradina
- Adamentina
- Ituverava
- Itapeva
A prova contou com 80 questões, da seguinte forma:
- conhecimentos gerais - 30 questões
- conhecimentos específicos - 50 questões
A parte de conhecimentos gerais versou sobre:
- língua portuguesa
- raciocínio lógico
- informática
- controle externo
- direito constitucional