Concurso Secretaria do Meio Ambiente SP é autorizado para 98 vagas no IPA
Concurso Secretaria do Meio Ambiente SP (Semil) será para o cargo de pesquisador científico, com exigência de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/03/2026, às 05h46
O governador Tarcísio de Freitas autorizou, nesta quarta-feira, 11 de março, a realização do novo concurso Secretaria do Meio Ambiente SP (Semil SP) para o preenchimento de vagas de pesquisador científico I, para atuar no Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA SP) . O certame era aguardado desde novembro, quando foi criada uma comissão técnica para atualizar a proposta de abertura de inscrições no instituto. Além disso, em fevereiro, foi divulgada uma previsão de que o edital deve ser publicado até junho.
Uma vez publicada a autorização, o próximo passo é formar a comissão organizadora, responsável pela elaboração do edital e pela escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Somente após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início do certame.
Ao todo, a Semil SP oferecerá 98 vagas para o cargo de pesquisador, que conta com exigência de nível superior para ingresso, com doutorado e pelo menos um ano de experiência no cargo. A remuneração inicial é de R$ R$ 9.052,47.
A realização do concurso está em pauta em decorrência da lei complementar 1.435/25, que reestrutura o plano de cargos da área de pesquisas no estado.
O certame para o IPA já vem sendo discutido desde 29 de junho de 2023, durante o 2 Simpósio de Integração do Instituto de Pesquisas Ambientais, quando aprovada a proposta de realização do certame.
Na ocasião, foi reforçada a necessidade de preencher 208 vagas, para os seguintes cargos:
- pesquisador científico
- apoio à pesquisa
- oficial administrativo
- executivo público
Concurso IPA SP: veja atribuições do cargo
- I – planejar, organizar todas as etapas do concurso de ingresso na carreira de Pesquisador Científico;
- II – acompanhar, durante o período de estágio probatório, a produção do servidor e sua capacidade para o desempenho das atribuições do cargo;
- III – propor e monitorar o processo de avaliação de desempenho dos integrantes da carreira de Pesquisador Científico;
- IV – planejar, organizar e executar as ações relacionadas ao desenvolvimento da carreira;
- V – organizar e manter atualizado o cadastro dos cargos de Pesquisador Científico, bem como dos trabalhos científicos realizados por seus ocupantes;
- VI – exercer outras atribuições compatíveis com suas finalidades, conforme estabelecido em decreto.
Veja publicação oficial
DESPACHO DO GOVERNADOR, DE 10 DE MARÇO DE 2026
Nº do Processo: 001.00003018/2026-82 - SISAUT 2026/00162
Interessado: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
Assunto: Autorização governamental para abertura de concurso público.
Diante dos elementos de instrução do processo, destacando-se as manifestações da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, da Subsecretaria de Orçamento da Secretaria da Fazenda e Planejamento, bem como a Informação SGP n° 0190/2026, da Diretoria de Remuneração e Benefícios da Secretaria de Gestão e Governo Digital, AUTORIZO a Pasta requerentea adotar as providências necessárias à abertura de concurso público para o provimento de 98 (noventa e oito) cargos vagos de Pesquisador Científico I, no âmbito do Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA, observadas as disponibilidades orçamentárias e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.
TARCÍSIO DE FREITAS
Saiba mais sobre o órgão
O IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, criado pelo decreto estadual 65.796 de 16 de junho de 2021, é a junção de três instituições seculares, Instituto de Botânica, Florestal e Geológico, que atuaram fortemente na área ambiental desde a década de 1980. O IPA tem como objetivo reunir toda a experiência acumulada por estes institutos, para atuar de forma interdisciplinar na área ambiental.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Secretaria do Meio Ambiente SP ocorreu em 2024, por meio do certame da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A oferta foi de 224 vagas, sendo 54 para cargos com exigência de ensino médio e 170 para nível superior. A banca foi a Fundação Carlos Chagas.
As oportunidades foram para o preenchimento nas seguintes regionais:
- Baixada Santista;
- Grande São Paulo;
- Região de Bauru;
- Região de Campinas;
- Região de Ribeirão Preto;
- Região de São José do Rio Preto;
- Região de Sorocaba;
- Vale do Paraíba e Litoral Norte.