Riachão/MA: concurso com 193 ofertas é suspenso

Por recomendação da Promotoria de Justiça da Comarca de Riachão foi declarada nulidade do edital

Leandro Cesaroni   Publicado em 11/01/2017, às 10h01

O concurso da Prefeitura e da Câmara de Riachão foi suspenso, por prazo indeterminado. Eram oferecidas 193 vagas imediatas em cargos de todos os níveis escolares. Haveria, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades.


Eram 188 postos no quadro de servidores efetivos do Executivo e cinco no do Legislativo, com salários que variavam de R$ 880 a R$ 5.000. 

A banca organizadora do processo seletivo era a IEPDM (www.idmconcursos.com.br). 

Todos os candidatos seriam avaliados por meio de prova objetiva em 22 de janeiro. O número de questões (30 ou 40) e as disciplinas variavam conforme a escolaridade requerida para cada cargo. Haveria, também, análise de títulos para as funções de professor.

Vagas no concurso da Câmara de Riachão


Para profissionais com ensino fundamental incompleto, havia chance como auxiliar de serviços gerais II (1 posto). Já com exigência de fundamental completo, a oferta era para auxiliar de serviços gerais (1).

Em nível superior, as oportunidades no concurso da Câmara de Riachão eram para contador (1), analista legislativo (1) e advogado (1).

Cargos no concurso da Prefeitura de Riachão


Profissionais com nível fundamental incompleto tinham chances como auxiliar de serviços gerais II (2 + 2 CR), enquanto aqueles com fundamental completo estavam aptos ao posto de auxiliar de serviços gerais (13 + 9 CR).

Quem completou o ensino médio podia se inscrever no concurso da Prefeitura de Riachão como auxiliar administrativo (9 + 6 CR), auxiliar de consultório dentário (2 + 2 CR), auxiliar de fiscalização de tributos (2 + 2 CR), fiscal ambiental (4), eletricista (2), motorista CNH "D" (4), vigia (6 + 6 CR), auxiliar de creche (2 + 2 CR), instrutor de libras (1 + 1 CR), agente de endemias (7) e agente comunitário de saúde (9).

Exigia-se formação técnica para técnico em enfermagem (7 + 5 CR), técnico em informática (1), técnico em laboratório (1), técnico em radiologia (2) e técnico em agropecuária (1).

Nível superior era requisito do concurso da Prefeitura de Riachão para assistente social (1 + 1 CR), advogado (2), contador (1), enfermeiro (9 + 5 CR), fisioterapeuta (1), fiscal de tributos (1), farmacêutico/bioquímico (1), químico (1), médico generalista (2), médico clínico geral (1), nutricionista (1), odontólogo (3), pedagogo (1 + 1 CR), psicólogo (1 + 1  CR), fonoaudiólogo (1), psicopedagogo educacional (1), professor de educação especial (2 + 1 CR), professor de educação infantil - creche (4 + 5 CR), professor de educação infantil - pré-escola (9 + 8 CR), professor de séries iniciais do ensino fundamental (32 + 19 CR) e professor de 6º ao 9º anos nas disciplinas de língua portuguesa (11 + 8 CR), matemática (9 + 5 CR), inglês (6 + 2 CR), geografia (2), história (4 + 1 CR) e educação física (3 + 2 CR).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.