Urgente! Concurso Receita Federal: FGV é a banca e edital sai em 30 dias; Saiba tudo

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi confirmada como banca organizadora do aguardado concurso Receita Federal. Ao todo, serão ofertadas 669 vagas, com salário inicial de até R$ 21,4 mil

Mylena Lira   Publicado em 17/08/2022, às 18h15

Divulgação

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi confirmada como banca organizadora do tão aguardado concurso Receita Federal. A informação foi fornecida na tarde desta quarta-feira, 16 de agosto, pelo Deputado Federal Luiz Miranda e anunciada nas redes sociais da vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Nobre.

O JC Concursos já havia antecipado a possibilidade da FGV comandar o novo certame na semana passada, quando fontes extraoficiais adiantaram a informação. Segundo Natália, o edital de abertura deve ser publicado em até 30 dias. Portanto, a espera vai acabar, no máximo, em setembro.

Essa é uma ótima oportunidade para os concurseiros com diploma superior, pois a remuneração inicial alcança R$ 21,4 mil, além dos benefícios. Com esse salário, é possível pendurar as chuteiras e nunca mais voltar a estudar para concursos públicos. Por isso, é um dos certames mais cobiçados do país.

Ao todo, o processo seletivo vai ofertar 669 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

Concurso Receita Federal: Provas em dezembro

As provas estão previstas para dezembro, possivelmente na primeira quinzena do mês, e serão aplicadas no mesmo dia para os candidatos aos cargos de analista e auditor, conforme já confirmou o subsecretário de gestão corporativa da Receita Federal do Brasil, Juliano Neves.

O último concurso Receita Federal ocorreu há quase 10 anos, em 2014. Na época, a seleção visava preencher 1.026 vagas para a área de apoio, no cargo de assistente técnico-administrativo do MF (Ministério da Fazenda). Mais de 263 mil inscritos disputaram as vagas oferecidas, uma média de 257 candidatos por vaga.

A prova foi composta por questões de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, atualidades, gestão de pessoas e do atendimento ao público, ética do servidor na administração pública, administração pública brasileira e regime jurídico dos agentes públicos.

Receita Federal: estrutura

A seleção terá abrangência nacional. Com o edital iminente, os interessados devem conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Receita Federal do Brasil, dividida em 10 regiões fiscais, da seguinte forma:

O órgão tem Delegacias, Alfândegas e Agências para cada região. Desta forma, o concurso Receita Federal deve ser realizado com vagas regionais, o que confere aos candidatos a possibilidade de trabalhar em localidades e áreas diversas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos.

concursos concursos publicos concursos federais concursos 2024

Sobre Receita Federal

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.