Uruaçu/GO realiza concurso com 12 oportunidades

O edital do concurso da Prefeitura de Uruaçu contempla vagas para a carreira de procurador do município, que exige nível superior completo em área específica

Camila Diodato   Publicado em 15/02/2018, às 14h32

A Prefeitura Municipal de Uruaçu, no Estado de Goiás, inscreve para concurso que visa a preencher 12 vagas em seu quadro de pessoal, sendo três de caráter imediato e 9 para cadastro reserva de pessoal.
Todas as oportunidades disponibilizadas no edital são para o cargo de procurador do município. Para concorrer ao posto é necessário possuir ensino superior completo no curso de direito, registro na OAB/GO, pós-graduação em direito público e experiência mínima de dois anos como advogado.
Com relação ao salário oferecido aos futuros servidores, o edital da Prefeitura de Uruaçu mostra que corresponde a R$ 3.300 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Uruaçu


Os interessados devem realizar o cadastro até 26 de fevereiro pela página eletrônica da empresa FESG Concursos (http://concursos.fesg.org.br), que é a banca organizadora. A taxa de participação custa R$ 99.
A seleção dos participantes ocorrerá por meio de provas objetivas com questões de múltipla escolha e análise de títulos. Os testes serão aplicados no dia 8 de abril, em locais e horários a serem disponibilizados com antecedência no site da organizadora.

Atribuições do cargo de procurador


Prestar assistência ao procurador-geral na elucidação de dúvidas jurídicas; realizar pesquisas sobre a legislação para subsidiar os estudos e ações das secretarias; emitir pareceres em processos administrativos e expedientes cujo objetivo esteja pendente de análise e submetido à apreciação da procuradoria; prestar assistência às comissões de apuração em processos administrativos disciplinares; entre outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.