Prefeitura de Suzano/SP divulga concurso com 20 vagas

As oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Suzano são destinadas a candidatos de nível médio e com idade entre 18 e 35 anos

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/02/2018, às 11h58

Na região metropolitana de São Paulo, a cerca de 52 km da capital, a Prefeitura Municipal de Suzano divulgou um novo edital de concurso público para ingresso na carreira de guarda civil municipal. A seleção visa o preenchimento de 20 vagas, sendo seis reservadas às mulheres e 14 aos homens. 
O cargo exige diploma de conclusão de curso de ensino médio, idade entre 18 e 35 anos na data da posse, altura mínina de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens e carteira de habilitação na categoria “A/B”. O salário inicial é de R$ 1.728,40 para carga horária semanal de 40 horas na proporção de 12x36. 
APOSTILAS CONCURSO SUZANO/SP - GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Além do vencimento, a Prefeitura de Suzano/SP ainda oferece aos seus servidores os seguintes benefícios: vale-transporte, auxílio-alimentação e cesta básica.
De acordo com o edital, o candidato aprovado será admitido pelo regime estatutário e deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido pela administração, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e feriados, obedecida a carga horária semanal de trabalho.
Entre as atribuições do guarda civil municipal, estão: promover a proteção dos bens, instalações e serviços municipais por meio da vigilância interna e externa dos próprios públicos municipais em geral e fiscalização da adequada utilização dos parques, jardins, praças, cemitérios, mercados, feiras-livres, museus, bibliotecas e outros bens de domínio público, evitando a sua depredação; atuar no auxílio ao público em geral junto aos próprios públicos municipais; participar, de maneira ativa, nas comemorações cívicas de feitos e fatos programados pelo município, destinados à exaltação do patriotismo; atender à população; promover a vigilância de logradouros públicos e das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, bem como da preservação de mananciais e da defesa da fauna e da flora; garantir a realização dos serviços de responsabilidade do município e sua ação fiscalizadora no desempenho de atividades de polícia administrativa, em especial nos serviços ligados às áreas de educação, saúde pública, transporte coletivo e demais órgãos oficiais; executar outras tarefas. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Suzano/SP


As inscrições serão recebidas entre os dias 12 de março e 13 de abril. A ficha cadastral estará disponível na página eletrônica da banca organizadora da seleção, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 65. 
O concurso da Prefeitura de Suzano/SP será constituído das seguintes etapas: prova objetiva; exame antropométrico; prova de aptidão física; avaliação psicológica; exame médico; e pesquisa social. 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 10 de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 10 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Suzano/SP no dia 10 de junho. 
APOSTILAS CONCURSO SUZANO/SP - GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Sobre Prefeitura Suzano

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.