Concurso Prefeitura Serra ES: novo edital em pauta para 230 vagas

Concurso Prefeitura Serra ES (Prefeitura de Serra) está previsto para ocorrer para guardas municipais e agentes de trânsito, de ensino médio

Fernando Cezar Alves   Publicado em 24/02/2023, às 09h45 - Atualizado às 14h13

Concurso Prefeitura Serra ES: sede da Prefeitura Serra ES: Divulgação

Um novo concurso Prefeitura Serra ES (Prefeitura de Serra), no Espírito Santo, está previsto para ser realizado no decorrer dos próximos meses. A espectativa é de 230 vagas, sendo 150 para o cargo de guarda municipal e 80 para agente de trânsito, ambos com exigência de ensino médio para ingresso. De acordo com o prefeito Sérgio Vidigal, a publicação dos editais está prevista para  os próximos meses de marçou o abril. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

No concurso Prefeitura Serra ES, além da escolaridade, para concorrer é necessário possuir idade de 18 a 35 anos e carteira de habilitação a partir da categoria "B".

De acordo com o prefeito, antes da publicação do edital deverá ser encaminhado um projeto de lei para a Câmara Municipal, com o objetivo de reajustar as remunerações das categorias. Atualmente, os iniciais são de aproximadamente R$ 4 mil, considerando salário básico de R$ 1.400 e benefícios. 'Com o reajuste, vamos deixar o concurso ainda mais atrativo, além de valorizar os profissionais que já atuam na cidade', disse o prefeito. No entanto, os valores reajustados ainda serão confirmados.

Concurso Prefeitura Serra ES: saiba como foi a última seleção

O último concurso Prefeitura Serra ES para estas áreas ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 170 vagas para guardas municipais, como nome de agente comunitário de segurança. A banca organizadora, na ocasião, foi a Funcab.  

A seleção foi composta de seis etapas, da seguinte forma:

A parte objetiva contou com um total de 40 questões, da seguinte forma:

  O prazo de validade do certame foi de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

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Sobre Prefeitura da Serra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.