São José de Ribamar MA: concurso reúne 120 vagas

Ofertas são destinadas ao cargo de diretor de escola, sendo 60 imediatas e 60 para cadastro reserva

Patricia Lavezzo   Publicado em 30/11/2018, às 11h41

No Estado do Maranhão, a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abriu as inscrições do concurso público que visa o preenchimento de 120 vagas para a função de diretor de escola, sendo 60 imediatas e 60 para formação de cadastro reserva. 

O cargo exige diploma de conclusão de curso de nível superior. As remunerações iniciais oferecidas variam de R$ 2.276,64 a R$ 5.691,60, conforme a denominação do posto. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 11 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.fsadu.org.br. O valor da taxa de participação é de R$ 85. 

O certame será contará com três etapas: provas objetiva e dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório; entrevista, eliminatória; e curso de capacitação, eliminatória.

As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 23 de dezembro. A avaliação objetiva será composta por 15 questões de matemática; enquanto que a dissertativa consistirá em um estudo de caso em que o candidato deverá apresentar conhecimentos teóricos e práticos, demonstrando domínio técnico e científicos relacionados ao tema e, então, propor uma solução para o problema proposto. 

Atribuições do cargo da Prefeitura de São José de Ribamar MA

Diretor de escola - 1. Elaborar e executar com todos os profissionais da escola o projeto político-pedagógico e o plano de gestão; 2. Monitorar as estratégias especificas dos programas e projetos adotados; 3. Acompanhar a execução dos planejamentos em sala de aula; 4. Realizar reuniões periódicas com os profissionais da escola para analisar os seus indicadores educacionais e/ou resolver outros conflitos; 5. Mobilizar a participação da família e comunidade com a escola; 6. Organizar e atualizar os documentos da escola e dos alunos; 7. Garantir o cumprimento da carga horária mínima anual estabelecida no inciso I do art. 24 da Lei nº 9.394/96, LDB; 8. Definir estratégias de recuperação dos alunos com baixo rendimento; 9. Planejar e administrar os recursos financeiros recebidos dos programas do governo federal; 10. Monitorar a frequência escolar baseada na condicionalidade dos programas federais de transferência direta de renda; 11. Enviar anualmente ao departamento de estatística as informações para o preenchimento do censo escolar; 12. Encaminhar os documentos exigidos pela SEMED nos prazos previstos; 13. Exigir a pontualidade e assiduidade dos profissionais da escola, fazendo com que ele assine sua frequência diariamente; 14. Acompanhar e fiscalizar os serviços de limpeza e merenda escolar; 15. Participar das reuniões periódicas com os técnicos e auxiliares da secretaria; 16. Executar outras competências inerentes à sua área de atuação.
 

Sobre Prefeitura São José de Ribamar

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.