Concurso Prefeitura Santos SP: edital terá 235 vagas

Órgão avaliou pedido de 1.200 vagas para verificar os cargos que serão contemplados no novo concurso Prefeitura de Santos. Prioridade para educação, assistência e saúde

Camila Diodato | camila@jcconcursos.com.br   Publicado em 26/07/2019, às 11h23 - Atualizado em 26/09/2019, às 14h15

Google Street View

O novo concurso da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, deve contemplar 235 vagas para diversas carreiras, como músico, médico, oficial administrativo, inspetor de alunos, psicólogo, enfermeiro, guarda municipal, entre várias outras.

A previsão era de o edital fosse publicado em setembro, porém até o momento o órgão não divulgou a banca organizadora. Com isso, a expectativa é de que o atraso não seja muito maior.

O órgão não revelou todos os cargos e nem os salários do processo seletivo, porém devem ser para vários níveis escolares.

Concurso Prefeitura de Santos: anúncio do edital

Conforme declaração recemte do secretário de Gestão, Carlos Teixeira Filho, há um pedido para cerca de 1.200 vagas e parte de tais oportunidades serão contempladas no edital.

Teixeira disse que as áreas da educação, assistência e saúde serão a prioridade. Ou seja, a maior parte das ofertas se destinará a elas.

Um dos motivos para a realização do certame é a grande defasagem de servidores, associado ao fato de que 2020 será um ano eleitoral e o órgão fará de tudo para que o certame seja homologado a tempo de convocar os servidores ainda no próximo ano.

O secretário comentou que o edital sairá só a partir de agosto devido a problemas contratuais com a banca responsável por seus concursos. "Nós temos uma empresa que fez os concursos anteriores. Não há uma cobrança do município. Ela fica com a inscrição dos concursados no certame. Teve um pedido de reajuste que o contrato não previa. Fizemos uma nova contratação, um novo pleito pedindo para vários institutos", explicou ele.

Concurso Prefeitura de Santos: último edital

No início de 2019, aconteceu o concurso da Prefeitura de Santos com 54 vagas distribuídas entre os cargos de auxiliar de veterinário, técnico de informática, meteorologista, veterinário e médico.

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) foi o responsável pela organização do certame. E todos os participantes foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Estude português para o concurso Prefeitura de Santos

+ Acompanhe no JC Concursos todas as novidades do concurso da Prefeitura de Santos.

concursos publicos concursos abertos sp concursos sp (são paulo)

Leia também

Concurso Aeronáutica: último dia de inscrições para 252 vagas de sargento
Concurso PM SP: saiu gabarito para 2.700 vagas de soldado
Concurso IFSP: prova objetiva e gabarito
Concurso da Prefeitura de Piracicaba SP divulga 28 vagas
Concurso da Prefeitura de Assis SP inscreve para 55 vagas

Sobre Prefeitura de Santos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.