Concurso em Santa Rita de Caldas MG paga até R$ 9,8 mil

Chances são destinadas ao quadro de servidores da área da saúde. Inscrições serão recebidas entre 8 de outubro e 9 de novembro

Samuel Peressin   Publicado em 13/08/2018, às 15h27

A Prefeitura de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, abriu processo seletivo destinado a preencher 16 vagas. O município oferece salários acima de R$ 9.800, de acordo com o edital

Há oportunidades de nível fundamental para auxiliar de consultório odontológico (1 posto e salário de R$ 1.025,85), auxiliar de enfermagem (2 - R$ 1.02,85) e auxiliar de farmácia (1 - R$ 1.025,85).

A função de agente comunitário de saúde (4 - R$ 1.110,31) é destinada a profissionais com ensino médio

Estão em disputa cargos de nível superior para assistente social (3 - R$ 1.463,70), dentista (1 - R$ 2.872,72), enfermeiro (1 - R$ 3.429,24), médico (1 - R$ 9.861,66) e psicólogo (2 - R$ 1.463,70). 

Inscrição e etapas

As inscrições abrem às 10h de 8 de outubro e se encerram às 19h de 9 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site www.imamconcursos.org.br. As taxas custam R$ 55 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 90 (superior). 

A seleção envolverá prova objetiva para todos os cargos, com aplicação em 8 e/ou 9 de dezembro, além de curso de formação inicial e continuada para agente comunitário de saúde, em período a ser definido.  

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Santa Rita de Caldas, conforme estabelece o edital.

Conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Texto: Interpretação e compreensão (informativo, jornalístico ou literário). Ortografia: emprego das letras; acentuação gráfica. Classes gramaticais: emprego e flexão do substantivo, adjetivo, pronome e verbo. Sintaxe de concordância; sintaxe de regência. Ocorrência de crase. Pontuação.

Sistema Único de Saúde (SUS) - ESTRUTURA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: legislação fundamental e normas operacionais do sistema, princípios, estrutura administrativa e financeira, responsabilidades dos três níveis Federativos. O MODELO DE ASSISTÊNCIA NO SUS: Níveis de assistência (primário, secundário e terciário), escopo da assistência: promoção da saúde, prevenção, terapêutica e reabilitação, estrutura em rede regionalizada e hierarquizada, responsabilidade sanitária, humanização do cuidado, características e funções da atenção primária à saúde, estratégia da saúde da família, gestão da assistência e gestão da clínica, organização da rede de urgência e emergência, regulação da assistência, e planejamento em saúde pública. EPIDEMIOLOGIA: Epidemiologia das doenças transmissíveis (cadeia causal e mecanismos de prevenção para as principais patologias transmissíveis no país). HUMANIZAÇÃO E SAÚDE.
 

Sobre Prefeitura Santa Rita de Caldas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.