Prefeitura de Quilombo/SC: concurso com inscrição aberta

A participação no concurso da Prefeitura Municipal de Quilombo deverá ser garantida até o dia 25 de maio. Os salários iniciais chegam a R$ 3,6 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 17/05/2018, às 15h57

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Quilombo, localizada no Estado de Santa Catarina. Oportunidade é de seis vagas temporárias, além de formação de cadastro reserva (CR), para carreiras de níveis fundamental, médio e superior. A seleção contará com provas objetiva e de títulos.

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (CR), cujo salário inicial é de R$ 1.087,70.

O cargo de agente comunitário de saúde (4 vagas + CR) exige ensino médio completo e que o candidato resida na área em que irá atuar por mais de 30 dias, contados da data de publicação do edital. O vencimento é de R$ 1.296,68.

Nível superior é requisito para os postos de professor de educação infantil (CR), professor de ensino fundamental 1ª a 4ª série (CR), professor de arte (1 + CR), professor de educação física (CR), professor de inglês (1 + CR), enfermeiro (CR) e psicólogo (CR). As remuneração variam de R$ 1.430,74 a R$ 3.611,42.

Etapas do concurso da Prefeitura de Quilombo/SC

As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.quilombo.sc.gov.br até o dia 25 de maio. Os valores da taxa de participação são de R$ 30 para ensino fundamental e médio e R$ 60 para formação superior.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais, atualidades e conhecimentos específicos.

O exame será aplicado no município de Quilombo/SC no dia 3 de junho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

Os inscritos no concurso da Prefeitura de Quilombo para os empregos de professores ainda serão avaliados por meio de análise de títulos, apenas classificatória.

Atribuições do agente comunitário de saúde da Prefeitura de Quilombo/SC

Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário; realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local; garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde; realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde; participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis; promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; entre outras. 

Sobre Prefeitura Quilombo

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.