Nova Olímpia/MT: concurso inscreve para motorista

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Nova Olímpia, no interior mato-grossense, vão de 3 a 7 de abril. Carreira cobra ensino fundamental e apresenta remuneração inicial de R$ 1 mil

Samuel Peressin   Publicado em 31/03/2017, às 10h39

A Prefeitura de Nova Olímpia, em Mato Grosso, recebe entre 3 e 7 de abril as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher oito vagas temporárias na função de motorista de transporte escolar, sendo sete para contratação imediata e uma para cadastro reserva (CR).

Podem se candidatar profissionais com ensino fundamental, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "D" e curso de transporte coletivo ou escolar.

Com salário inicial de R$ 1.008,88, os postos estão distribuídos entre as zonas rural (7 chances imediatas) e urbana (1 CR) de Nova Olímpia, conforme define o edital do concurso.

Concurso Prefeitura Nova Olímpia: inscrições


Presenciais e gratuitas, as inscrições para o concurso devem ser realizadas no departamento de pessoal da Prefeitura de Nova Olímpia (rua Rio de Janeiro, s/nº), das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Composta por 20 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos, a prova objetiva será aplicada em 19 de abril, a partir das 19h, na escola Sagrado Coração de Jesus (rua Wilson de Almeida, s/nº, Ouro Verde).

A seleção terá, ainda, teste prático destinado aos concorrentes aprovados na primeira fase. O exame está previsto para 29 de abril, às 8h, no Centro de Eventos Luiz Cavaltante Lins.

O concurso será válido por doze meses, prorrogável por mais doze, a critério da Prefeitura de Nova Olímpia, conforme estabelece o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.

Concurso Nova Olímpia: principais atribuições do motorista


Conduzir veículos automotores destinados ao transporte de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respeitando o intervalo interjornada e demais disposições legais relativas ao trabalhador. Garantir o cumprimento dos horários e dos trajetos, previamente mapeados pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Olímpia. Caso ocorra impossibilidade de percorrer o trajeto o motorista deverá apresentar justificativa por escrito ao responsável pela Unidade Escolar e/ou Secretaria Municipal de Educação para adequação. Manter os veículos em bom estado de conservação, garantindo aos usuários segurança e comodidade, bem como responsabilizar-se pela guarda e segurança do veículo, enquanto estiver em sua posse. Testar os veículos, diariamente quanto aos itens de segurança e bom funcionamento como: sistema de freios e embreagem, limpadores de para-brisas, funcionamento de cintos, calibragem e estado dos pneus, níveis de água, óleo do motor e combustível. Limitar-se exclusivamente ao transporte de alunos e outros serviços de caráter educacional, neste último caso, com autorização expressa da Secretaria Municipal de Educação, e, em hipótese alguma poderá transportar pessoas estranhas, moradores que residam nas proximidades do percurso, qualquer carga ou materiais inflamáveis, no veículo em que realiza a prestação do serviço.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.