Matozinhos MG divulga edital de concurso para guarda

Com inscrições a partir de 23 de julho, concurso da Prefeitura de Matozinhos destina 16 postos a homens e sete a mulheres. Candidatos devem possuir ensino médio e CNH "AB"

Samuel Peressin   Publicado em 07/06/2018, às 10h29

A Prefeitura de Matozinhos, em Minas Gerais, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 23 vagas de guarda municipal. No total, são 16 postos para homens e sete para mulheres.

O cargo oferece remuneração inicial de R$ 1.224,84 e pode ser disputado por profissionais com ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB".

As inscrições abrem às 9h de 23 de julho e se encerram às 23h59 de 22 de agosto, por meio do site da banca Fumarc (www.fumarc.com.br). O valor da taxa é de R$ 50.

Etapas do concurso da Prefeitura de Matozinhos 2018

Em 30 de setembro, os candidatos realizarão prova objetiva e redação. A primeira trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo entre 20 e 30 linhas.

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos. No caso do exame escrito, o tema proposto abordará assunto contemporâneo. 

As outras fases da seleção incluem avaliações médica, física e psicológica, em datas a serem definidas. Na sequência, os aprovados em todas as etapas passarão por curso de formação profissional. 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Matozinhos terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Concurso Prefeitura Matozinhos: atribuições do guarda municipal

Atuar de forma preventiva em espaços públicos ou em eventos de interesse público municipal; atuar na proteção do patrimônio, bens, serviços, equipamentos e instalações públicas municipais e do meio ambiente; atuar em colaboração com as instituições constitucionais de policiamento ostensivo e combate à criminalidade, tais como as polícias militar e civil.

Sobre Prefeitura Matozinhos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.