Prefeitura de Manaus/AM abre concurso com 308 vagas

Concurso da Prefeitura de Manaus selecionará candidatos para postos de pedreiro e servente. Presenciais e gratuitas, inscrições serão recebidas entre 21 e 25 de maio

Samuel Peressin   Publicado em 18/05/2018, às 09h47

A Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, abriu processo seletivo para contratação temporária de 308 servidores em dois cargos na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Há chances para servente (228 postos) e pedreiro (80), com vencimentos de 954 e R$ 969,79, respectivamente. O vínculo de trabalho será de dez meses.

A primeira função admite candidatos com ensino fundamental incompleto, enquanto a segunda pode ser disputada por profissionais que concluíram esse ciclo escolar. 

Além da remuneração, os contratados no concurso da Prefeitura de Manaus terão direito a auxílios transporte e alimentação. A jornada de trabalho corresponde a 40 horas semanais. 

Do total de oportunidades em disputa, 13 são destinadas a pessoas com deficiências. A seleção também formará cadastro reserva. 

Concurso Prefeitura Manaus: inscrições e seleção

Presenciais e gratuitas, as inscrições serão recebidas entre 21 e 25 de maio, das 8h às 15h, na sede da Seminf (rua Gabriel Gonçalves, 351, Aleixo).

A seleção dos participantes ocorrerá por meio de análise curricular, tendo como critérios de pontuação: escolaridade, cursos de qualificação e tempo experiência.

O concurso da Prefeitura de Manaus será válido por 12 meses, prorrogável por mais 12, a critério do governo municipal, de acordo com o edital.

Atribuições do servente no concurso da Prefeitura de Manaus 2018

Efetuar a carga, descarga e transporte de materiais, servindo-se das próprias mãos ou carrinho de mão e/ou ferramentas manuais possibilitando a utilização ou remoção daqueles materiais; escavar valas e fossas, abrir sulcos em pisos e paredes, extraindo terras, rebocos, massas, permitindo a execução de fundações, o assentamento de canalizações de tubulações para água ou rede elétrica ou a execução de obras similares; misturar cimento, areia, água, brita e outros materiais, através de processos manuais ou mecânicos, obtendo concreto ou argamassa; espalhar e compactar massa asfáltica.

Concurso Prefeitura de Manaus: atribuições do pedreiro

Orientar na composição de misturas de: cimento, areia, sal, pedra; assentar tijolos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de calçadas e estruturas semelhantes, armar e desmontar andaimes para execução das obras desejadas; executar outras tarefas da mesma natureza ou nível de complexidade.

Sobre Prefeitura de Manaus

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.