Prefeitura de Humaitá/AM: saiu edital com 413 vagas

O processo seletivo da Prefeitura de Humaitá selecionará profissionais para os cargos de agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde. Inscrições já estão abertas

Camila Diodato   Publicado em 02/01/2018, às 14h02

Cidade situada no Estado do Amazonas, Humaitá conta com um edital de processo seletivo que dispõe de 413 postos para o quadro de pessoal da prefeitura, sendo 144 em caráter imediato e 269 para cadastro reserva (CR). Os salários iniciais oferecidos pelo órgão são de R$ 1.014.
Ensino fundamental é o requisito para pleitear o cargo de agente de combate a endemias, que apresenta 19 oportunidades imediatas e 19 de CR para o Departamento de Combate as Endemias e Zoonoses.
As demais chances são para a carreira de agente comunitário de saúde e requerem nível médio e residência na área de atuação. As vagas são para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de várias regiões do município.
Os interessados em uma das oportunidades do concurso da Prefeitura de Humaitá podem se inscrever até 21 de janeiro pelo site www.multtask.com.br. É cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 25.
Todos os concorrentes serão submetidos a uma prova objetiva no dia 4 de fevereiro, das 9h às 12h, em endereços a serem divulgados oportunamente na mesma página eletrônica das inscrições. A avaliação objetiva constará de 40 perguntas de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e dez de conhecimentos específicos.

Atribuições dos cargos do concurso da Prefeitura de Humaitá


Agente comunitário de saúde - Atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
Agente de combate a endemias - Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; executar ações de controle de doenças/agravos interagindo com os agentes comunitários de saúde e equipe de Atenção Básica; identificar casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminhar os pacientes para a Unidade de Saúde de referência e comunicar o fato ao responsável pela Unidade de Saúde; entre outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.