Francisco Morato/SP 2017: concurso reúne 152 oportunidades

As inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Francisco Morato serão aceitas até o dia 11 de maio. As vagas são para profissionais com formação superior

Patricia Lavezzo   Publicado em 05/05/2017, às 13h29

Na região metropolitana de São Paulo, a apenas 54 km da capital, a Prefeitura Municipal de Francisco Morato receberá até o dia 11 de maio as inscrições do processo seletivo simplificado, que visa o preenchimento de 152 vagas na área da educação. 
As chances são para quem tem formação superior, para as funções de assistente técnico pedagógico (10 vagas), coordenador pedagógico (45), diretor de escola (40), vice-diretor de escola (39), orientador educacional (10) e supervisor de ensino (8). Os salários iniciais oscilam entre R$ 3.040,54 e R$ 4.632,59 para carga horária semanal de 40 horas.  
Os cargos ainda exigem experiência de três a oito anos efetivamente prestada no magistério, exercidos em escola devidamente autorizada e reconhecida pelos órgãos competentes, além de ser titular de posto de professor efetivo da rede municipal de ensino de Francisco Morato.
Os documentos relativos à comprovação dos requisitos exigidos para cada função/atividade deverão ser entregues pessoalmente, no período de 05 a 12 de maio, das 9h às 17h, na Secretaria Municipal da Educação, situada na Rua Virgílio Martins de Oliveira, n° 824, Vila Heloísa. 

Processo seletivo da Prefeitura de Francisco Morato


Interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico da banca organizadora do certame, a Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br). 
O processo seletivo da Prefeitura de Francisco Morato será constituído de duas fases: prova objetiva e proposta de trabalho. 
A prova objetiva contará com questões sobre conhecimentos pedagógicos, legislação e conhecimentos específicos. Ela será aplicada na data prevista de 11 de junho. 
A proposta de trabalho deverá ser composta pelos seguintes itens: justificativa; descrição e análise da situação da educação municipal; diagnósticos dos pontos críticos e das necessidades do processo de ensino-aprendizagem; obstáculos a serem enfrentados; objetivos e metas das propostas de trabalho; estratégias das ações a serem implementadas; propostas de atividades para superação das dificuldades apresentadas; sugestões de acompanhamento; controle e avaliação das propostas pedagógicas das unidades escolares municipais.

Sobre Prefeitura Francisco Morato

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.