Coronel Pilar RS: concurso oferece salário de R$ 2,4 mil

Município selecionará para uma vaga de técnico em enfermagem. Presenciais e gratuitas, inscrições vão até 17 de agosto

Samuel Peressin   Publicado em 09/08/2018, às 10h31

A Prefeitura de Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul, abriu processo seletivo para contratação temporária de um técnico em enfermagem.

Destinado a profissionais com ensino médio e formação técnica, o cargo paga 2.495,98 e tem jornada semanal de 40 horas.

Presenciais e gratuitas, as inscrições serão recebidas até 17 de agosto, mediante a realização de cadastro na Secretaria Municipal de Administração.

A pasta está localizada na avenida 25 de Julho, nº 538. O atendimento está disponível em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva contendo 30 questões sobre português, matemática, legislação e conhecimentos específicos. 

Marcada para 29 de agosto, a avaliação ocorrerá na Escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves (rua Irmã Anselma, nº 100, centro). 

De acordo com o edital, o resultado final sairá em 4 de agosto. O profissional contratado terá vínculo de até seis meses.  

Atribuições do técnico em enfermagem na Prefeitura de Coronel Pilar

Participar da equipe de enfermagem; auxiliar no atendimento a pacientes nas unidades hospitalares e de saúde pública, sob supervisão; orientar e revisar o autocuidado do cliente, em relação à alimentação e higiene pessoal; executar a higienização ou preparação dos clientes para exames ou atos cirúrgicos; cumprir as prescrições relativas aos clientes; zelar pela limpeza, conservação e assepsia do material e do instrumental; executar e providenciar a esterilidade de salas e do instrumental adequado às intervenções programadas; observar e registrar sinais de sintomas e informar a chefia imediata, assim como o comportamento do cliente, em relação a ingestão, excreção; manter atualizado o prontuário dos clientes; verificar temperatura, pulso e respiração e registrar os resultados no prontuário; ministrar medicamentos, aplicar imunizantes e fazer curativos; aplicar injeções; administrar soluções; alimentar mediante sonda gástrica; ministrar oxigênio por sonda nasal, com prescrição; realizar sondagem vesical, enema ou outras técnicas similares, sob supervisão; orientar clientes a nível de ambulatório ou de internação a respeito das prescrições de rotina; fazer orientação sanitária a indivíduos, em unidades de saúde; colaborar com os enfermeiros no treinamento do pessoal auxiliar; colaborar com enfermeiros nas atividades de promoção e proteção específica da saúde; executar outras tarefas semelhantes. 
 

Sobre Prefeitura Coronel Pilar

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.