Caxambu MG lança concurso com vagas de nível fundamental

Oferta do edital é de seis vagas e cadastro reserva para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias

Patricia Lavezzo   Publicado em 03/10/2018, às 11h11

No Estado de Minas Gerais, foi publicado um novo edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Caxambu. A seleção visa o preenchimento de seis vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem disputar as funções de agente comunitário de saúde (3 vagas + CR) e agente de combate às endemias (3). O primeiro posto ainda exige que o candidato resida na área da comunidade em que irá atuar desde a data de publicação do edital. 

A remuneração inicial oferecida pela Prefeitura de Caxambu, para ambos os cargos, é de R$ 1.227,41, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.ibam-concursos.org.br, entre os dias 6 de novembro e 5 de dezembro. O valor da taxa de participação é de R$ 40. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de português, dez de matemática e dez de conhecimentos técnico-profissionais. 

Com três horas de duração, a avaliação será aplicada na cidade de Caxambu/MG no dia 20 de janeiro de 2019, no período da manhã, em locais a serem divulgados, oportunamente, nos sites do IBAM e da Prefeitura de Caxambu (www.caxambu.mg.gov.br). 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Caxambu MG

Agente comunitário de saúde - desempenhar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Agente de combate às endemias - no trabalho de controle vetorial, ele é o profissional responsável pela execução das atividades de combate ao vetor realizado nos imóveis.
 

Sobre Prefeitura Caxambu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.