Concurso Prefeitura Caruaru PE: primeiro edital será publicado dia 22, para área fiscal

Concurso Prefeitura Caruaru PE (Prefeitura de Caruaru) oferecerá 1.500 vagas, em diversas seleções. Primeira terá 24 oportunidades

Fernando Cezar Alves   Publicado em 17/12/2022, às 08h25 - Atualizado em 19/12/2022, às 14h17

Concurso Prefeitura Caruaru PE: sede da Prefeitura Caruaru PE: Google Maps

O primeiro edital do concurso Prefeitura Caruaru PE (Prefeitura de Caruaru) será publicado no próximo dia 22 de dezembro. A confirmação foi feita na última quinta-feira, 15 de dezembro, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, por meio de publicação oficial na página eletrônica da prefeitura. Ao todo, o certame contará com 1.500 vagas, distribuídas por diversos certames, que serão realizados gradualmente. O primeiro edital contará com 24 oportunidades para a Secretaria da Fazenda. O certame já conta com contrato assinado com a banca desde 16 de setembro. A escolhida é o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibam). “A questão do concurso ser realizado de modo faseado, permitirá aos concurseiros a oportunidade de participar, também, das vagas dos outros editais", disse o prefeito.  

A distribuição de vagas do primeiro edital da prefeitura será a seguinte:

No caso de técnico, para concorrer será necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 1.500. Para os auditores, a exigência será de nível superior, com inicial de R$ 4 mil. Para os auditores, os aprovados também contarão com prêmio de produtividade fiscal. 

O próximo edital está previsto para ser divulgado em janeiro, para dois órgãos:

Posteriormente, a seleção seguinte deverá ser para a Controladoria Geral do Município (CGM), em data a ser confirmada.

Também deverão ser oferecidas 530 vagas para professores.

Concurso Prefeitura Caruaru PE: saiba como foi a última seleção

Os últimos concursos Prefeitura Caruaru PE ocorreram em 2018, quando foram realizados certames para guardas, procuradores e diversos cargos.

No caso de guardas, a seleção contou com uma oferta de 50 vagas para o cargo, com exigência de ensino médio. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe).

Para procuradores, a seleção foi para o preenchimento de dez vagas, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Para diversos cargos, o certame contou com uma oferta de 341 vagas para a área de educação, para oportunidades de níveis fundamental, médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a própria prefeitura.

Para ensino fundamental, as oportunidades foram para os seguintes cargos:

Para ensino médio:

Para nível superior:

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Sobre Prefeitura Caruaru

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.