Concurso Polícia Penal RS: secretário confirma oferta de 3 mil vagas para nova seleção
Concurso Polícia Penal RS (Polícia Penal do Rio Grande do Sul) deve ser realizado em breve, cargos ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/02/2026, às 08h01
O próximo concurso Polícia Penal RS (Polícia Penal do Rio Grande do Sul) deve contar com uma oferta de 3 mil vagas. A confirmação foi feita na última segunda-feira, 9 de fevereiro, pelo secretário do Sistema Penal e Socioeducativo do Estado, Jorge Pozzobom, por meio de publicação em suas redes sociais. O certame já conta com comissão organizadora formada desde o último dia 4 de fevereiro. Porém, ainda não há uma definição de quando o edital poderá ser publicado.
Sobre a nova seleção, disse o secretário:
"Seguimos avançando com transparência e responsabilidade! Está autorizado e aprovado o novo concurso da Polícia Penal para este ano. Em breve, teremos novidades sobre o edital. Mais servidores, Polícia Penal mais forte"
Por enquanto, a Polícia Penal RS ainda não conta com definição dos cargos que serão contemplados. Novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
De acordo com informações preliminares, a expectativa é de que o certame conte com oportunidades para o cargo de técnico superior penitenciário da Polícia Penal do Rio Grande do Sul, com exigência de nível superior e remuneração inicial de R$ 9.745,26.
Além da realização do novo certame, a pasta está em fase de convocação de aproximadamente mil remanescentes do último concurso, realizado em 2022, conforme anunciado recentemente pelo governador Eduardo Leite.
Concurso Polícia Penal RS: veja publicação
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Polícia Penal RS ocorreu em 2022, por meio do concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), para o preenchimento de 80 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundatec.
As oportunidades foram para os seguintes cargos:
- Agente Penitenciário Administrativo,
- Agente Penitenciário
- Técnico Superior Penitenciário
A aplicação das provas ocorreu da seguinte forma: