Concurso PM TO: governador anuncia preenchimento de novas 650 vagas
Concurso PM TO (Polícia Militar do Estado do Tocantins) será para cargos de soldado e oficial, para níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/01/2023, às 10h02 - Atualizado às 13h57
Um novo concurso PM TO (Polícia Militar do Estado do Tocantins) foi anunciado na última quinta-feira, 19 de janeiro, pelo governador Wanderlei Barbosa, durante evento de formatura de 958 policiais. Na última quinta, o novo certame já havia sido anunciado pelo comandante da corporação, coronel Márcio Antônio. De acordo com o governador está sendo autorizado o preenchimento de mais 650 vagas, sendo 600 para soldados e 50 para oficiais. No entanto, ainda não está certo se todas as oportunidades serão para o próximo edital, uma vez que ainda existem aproximadamente 500 remanescentes da seleção anterior. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
No caso de soldado, para concorrer no concurso PM TO é necessário possuir ensino médio, enquanto para oficiais a exigência é de nível superior para o ingresso. Para concorrer, além da escolaridade é necessário possuir idade de 18 a 32 anos e altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". No caso de soldados, na última seleção, realizada em 2021, o inicial foi de R$ 3.330,90, após o término do curso de formação. Durante o curso, foi de R$ 1.665.
Concurso PM TO: saiba como foi a última seleção
No caso de soldado, o concurso PM TO realizado em 2021 contou com uma oferta de 950 vagas, sendo 855 para homens e 95 para mulheres. A banca organizadora foi o Cebraspe.
A seleção foi composta de seis etapas, da seguinte forma:
- a) a aplicação de prova objetiva e prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- b) segunda etapa: prova prática instrumental, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da PMTO;
- c) terceira etapa: exame de capacidade física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- d) quarta etapa: avaliação psicológica, de caráter eliminatório,de responsabilidade do Cebraspe;
- e) quinta etapa: avaliação médica e odontológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMTO;
- f) sexta etapa: investigação social e da vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMTO.
A parte objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:
- língua portuguesa - 20 questões
- atualidades e conhecimentos sobre o estado do Tocantins - 10 questões
- noções de informática - 5 questões
- noções de direito - 10 questões
- normas relativas a PM TO - 10 questões
- raciocínio lógico - 5 questões
Para oficiais, a última seleção foi em 2009, com uma oferta de 40 vagas.
A seleção contou com cinco etapas:
- provas objetivas e redação
- prova de capacidade física
- avaliação psicológica
- exames médicos e odontológicos
- investigação social e da vida pregressa
A parte objetiva contou com 50 questões, versando sobre:
- língua portuguesa
- matemática
- atualidades e conhecimentos regionais
- normas pertinentes à PM TO