Concurso PG DF: comissão para escolha da banca de procurador sofre alteração

O novo concurso PGDG (Procuradoria Geral do Distrito Federal) será para o cargo de procurador, que pede formação superior, com inicial de R$ 22,5 mil

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 04/11/2020, às 09h41 - Atualizado às 14h54

Google Maps

Segue, em elaboração, o novo concurso PGDF (Procuradoria Geral do Distrito Federal) para o cargo de procurador. A última informação diz respeito a uma mudança no grupo responsável pelo processo de escolha da banca organizadora, de acordo com publicação em diário oficial desta quarta-feira, 4 de novembro. A seleção contará com um total de 130 vagas, sendo 65 para preenchimento imediato e 65 para formar cadastro reserva de pessoal. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Para concorrer na carreira de procurador é exigida  formação de nível superior, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial da categoria é de R$ 22.589,69.  

Somente após a escolha e assinatura do contrato com a banca poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

A nova publicação exclui do grupo o servidor Cláudio Fernando Eira de Aquino

Desta forma, a comissão passa a ser constituída da seguinte forma:

Concurso PGDF: saiba como foi a última seleção

O último concurso PGDF para o cargo de procurador ocorreu em 2013, para o preenchimento de 25 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.

A seleção constou de provas objetivas, três provas discursivas, prova oral e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 200 questões, em três grupos. O primeiro contou com 70 questões sobre direito constitucional, direito tributário e direito financeiro e orçamentário. O segundo, com 65 sobre direito administrativo, direito urbanístico, direito ambiental, direito penal e direito processual penal. No terceiro grupo são mais 65, sobre direito processual civil, direito civil, direito empresarial, direito do trabalho e  direito processual do trabalho.

Cada prova discursiva contou com uma dissertação, peça jurídica ou parecer, de até 120 linhas, e 3 questões discursivas, de até 30 questões. No grupo um os temas foram de direito constitucional, direito tributário e direito financeiro e orçamentário. No grupo dois, direito administrativo, direito urbanístico e direito ambiental. Por fim, no grupo três, direito civil, direito processual civil, direito empresarial , direito do trabalho e direito processual do trabalho.

Na prova oral, no grupo um, direito constitucional, direito tributário e direito financeiro e orçamentário. No grupo dois, direito administrativo, direito urbanístico e direito ambiental. Por fim, no grupo três, direito civil, direito processual civil e direito empresarial.

concursos concursos df (distrito federal) concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Bacen: Senado aprova projeto de autonomia do banco
Concurso PRF: mesmo com atraso no cronograma, edital ainda pode sair este ano. Entenda !
Concurso PF: autorização para 2000 vagas deve sair nos próximos dias
Concurso SEDF: definida banca para professores substitutos
Concurso Detran DF: publicados critérios para lotação no órgão