Concurso da Petrobras tem edital retificado; veja o que muda

No total, concurso da Petrobras oferece 1.119 vagas para profissionais com nível técnico em diversas áreas. Inscrições continuam abertas até 17 de março

Samuel Peressin   Publicado em 03/03/2023, às 11h24 - Atualizado às 11h32

Fernando Frazão/Agência Brasil

Com oferta de 1.119 vagas para profissionais de nível técnico, o concurso da Petrobras sofreu nesta sexta-feira (3) a primeira retificação no edital.

Publicada no Diário Oficial da União, a mudança se refere aos requisitos para quem pretende disputar os postos na área de logística de transportes — controle.

Além dos cursos anteriormente aceitos (administração, aeroportuário, comércio exterior, logística, portos, suprimento, transporte de cargas e transporte rodoviário), agora poderão se inscrever profissionais com formação em transporte aquaviário.

As inscrições continuam abertas até as 18h de 17 de março (horário de Brasília), mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.cebraspe.org.br. A taxa de participação custa R$ 62,79.

O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca pelo telefone 0800 722 1125, além do e-mail sac@cebraspe.org.br.

Ofertas do edital

No total, estão em disputa 1.119 vagas, das quais 373 para contratação imediata e 746 para cadastro reserva (CR). O salário inicial é de R$ 5.563,90. Há oportunidades para atuar nas seguintes áreas:

A Petrobras oferece plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), previdência complementar (opcional), incentivos educacionais para dependentes, entre outros benefícios.

Os servidores poderão atuar em quaisquer unidades da estatal no Brasil, a depender da necessidade da empresa. As contratações serão realizadas sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que estudar para o concurso da Petrobras

Marcada para 30 de abril, com aplicação em todas as capitais brasileiras, a prova objetiva cobrará a resolução de 100 questões do tipo "certo" ou "errado" abordando conteúdos sobre:

Conforme o cronograma, a divulgação do gabarito oficial preliminar está prevista para ocorrer em 2 de maio. O prazo para interposição de recursos ficará aberto nos dois dias seguintes (3 e 4).

A seleção terá validade de 12 meses, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da estatal, conforme estabelece o edital.

Veja as principais datas do cronograma

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Petrobras

Petrobras
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Sobre Petrobras

Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivado. Proprietária de refinarias, petroleiros e grande distribuidora de derivados de petróleo, a Petrobras é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.