Concurso PC PR: governador anuncia autorização para diversos cargos
Novo concurso da PC PR (Polícia Civil do Estado do Paraná) contará com vagas e cadastro reserva para candidatos com ensino superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/02/2026, às 14h10
Agora é oficial. O governador Ratinho Júnior anunciou que está assinando, nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, a autorização do novo concurso PC PR (Polícia Civil do Estado do Paraná). O anúncio foi feito durante evento para entrega de drones no Parque Barigui, em Curitiba. A seleção já conta com comissão organizadora formada desde março de 2025. A data de publicação do edital ainda deve ser confirmada, uma vez que, com a publicação da portaria, o próximo passo é a definição da banca responsável pela aplicação das provas. Após este procedimento e a assinatura do contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital.
Embora a PC PR ainda não conte com oferta divulgada, já está certo que a seleção será para os seguintes cargos:
- delegado
- papiloscopista
- agente de polícia judiciária
Os cargos de delegado de polícia, agente de polícia judiciária e papiloscopista exigem formação de nível superior. As remunerações são de R$ 7.228,80 para agente e papiloscopista e R$ 21.087,93 para delegado.
A nomeação dos aprovados deverá ocorrer somente a partir de junho de 2026, quando encerra a validade da última seleção.
Concurso PC PR: saiba como foi a última seleção
O último concurso PC PR ocorreu em 2020, quando foram oferecidas 400 vagas para cargos de nível superior. Na ocasião, a banca organizadora foi a UFPR.
A distribuição das vagas foi a seguinte:
- investigador – 300 vagas;
- papiloscopista – 50 vagas; e
- delegado – 50 vagas.
Para investigador e papiloscopista a prova objetiva de conhecimentos gerais contou com 25 questões, da seguinte forma:
- língua portuguesa – 15 questões;
- informática – 5 questões; e
- raciocínio lógico – 5 questões.
Já a parte de conhecimentos específicos ocorreu da seguinte forma:
- noções de direito administrativo – 5 questões;
- de direito constitucional – 5 questões;
- direito penal – 5 questões;
- direito processual penal – 5 questões; e
- legislação penal especial – 5 questões.
Também foi aplicada uma questão dissertativa, valendo 30 pontos.
Para delegado, na prova objetiva foram:
- direito administrativo – 15 questões;
- direito constitucional – 15 questões;
- direito penal – 15 questões;
- direito processual penal – 15 questões;
- legislação penal especial – 15 questões;
- criminologia – 5 questões;
- direito civil – 5 questões;
- direitos humanos – 5 questões;
- informática – 5 questões; e
- medicina legal – 5 questões.
Já a prova de conhecimentos específicos teve:
- direito penal, incluindo legislação penal especial – 2 questões;
- direito processual penal (incluindo legislação penal especial) – 2 questões;
- direito administrativo – 1 questão; e
- direito constitucional – 1 questão.
Também houve elaboração de peça prática, valendo 30 pontos.
concursos concursos pr (paraná) concursos 2026 provas anteriores